Em memória de José Manuel Galvão Teles. Edição de abril da Advocatus

  • ADVOCATUS
  • 6 Abril 2023

Na Advocatus de abril pode ler um especial em memória de José Manuel Galvão Teles e ainda textos sobre o impacto do ChatGPT e da nova lei das Ordens Profissionais no setor da advocacia.

Nasceu em Lisboa, a 8 de abril de 1938. Curiosamente, o mês em que esta edição, dedicada a José Manuel Galvão Teles, estará nas bancas. Mas este é um trabalho que não pretende ser uma homenagem à sua partida, mas à sua vida. O que foi, o que é e o que perdurará. José Manuel Galvão Teles, fundador de um dos mais importantes escritórios portugueses, que durante antes carregou por extenso o seu apelido, exerceu advocacia durante mais de 60 anos. Licenciou-se em direito na Universidade de Lisboa e, enquanto estudante, foi dirigente da JEC (Juventude Escolar Católica), da JUC (Juventude Universitária Católica) e presidente nacional da Juventude Católica. Entre 1964 e 1967 fez também fez parte da Junta Central da Ação Católica.

José Manuel Galvão Teles morreu no dia 2 de março. Deixa um legado aqui testemunhado por muitos dos seus amigos e colegas. Leia na edição deste mês da Advocatus o que foi, o que é e o que perdurará do advogado que lutou ferozmente contra a doença de Parkinson e que se agarrou à sua liberdade com todas as forças.

“Sim, os advogados podem beneficiar significativamente com a Inteligência Artificial (IA)”. Foi esta a resposta que o ChatGPT, o chatbot mais famoso dos últimos tempos, deu à Advocatus quando questionado sobre o mesmo. O ChatGPT tem estado na “boca do mundo” nos últimos meses e causado alvoroço. Na edição de abril a Advocatus questionou três escritórios de advogados sobre o impacto da Inteligência Artificial, em particular do ChatGPT, no setor da advocacia. Todos defendem que beneficia e auxilia o setor e que dificilmente irá substituir o papel do advogado, pelo menos para já.

Nesta edição pode ler também um especial sobre o impacto da nova lei das Ordens Profissionais nos escritórios de advogados. A Advocatus foi tentar saber junto das principais sociedades de advogados o que vai mudar nos seus escritórios, em concreto, com a aprovação do novo regime das ordens profissionais, mas sem sucesso. Apenas duas firmas decidiram partilhar a sua posição.

Miguel Pereira Coutinho, Associado Sénior da Cuatrecasas, em entrevista ao ECO/Advocatus - 03MAR23
Miguel Coutinho, Associado Sénior da Cuatrecasas, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

Miguel Coutinho é o advogado do mês desta edição. O associado sénior da Cuatrecasas admite que há setores que ainda não acordaram para a necessidade do compliance e defende que as empresas dizem que aprovaram códigos de conduta, mas “depois não refletem esse espírito internamente”. “Até se pode ter os códigos de conduta mais perfeitos e completos do mundo, mas se não são conhecidos pelos trabalhadores, não cumprem a sua função”, concluiu o advogado.

Luís de Andrade Pinhel, sócio da Legal Latin Advisors, esteve à conversa com a Advocatus e fez um balanço do primeiro ano de atividade do escritório. Revelou que áreas como as de marítimo e arbitragem serão uma “verdadeira aposta” no futuro. O advogado avançou ainda que a abertura de um escritório no Porto é “uma realidade que está para acontecer a breve trecho”. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.

Escritório de Lisboa da Legal Latin Advisors (LLA)Hugo Amaral/ECO

A Galp chegou a um acordo com a Somoil – Sociedade Petrolífera Angolana para vender ativos que controla em Angola para exploração e produção petrolífera (upstream) por cerca de 830 milhões de dólares (777 milhões de euros aproximadamente). O negócio foi anunciado no mesmo dia em que a petrolífera portuguesa revelou ter fechado 2022 com um lucro de 881 milhões de euros. Do lado do Grupo Galp esteve a PLMJ. Por seu lado, a Somoil teve como advisers a White & Case e a Eversheds Sutherland FCB. Descubra todos os pormenores da operação na rubrica negócio do mês da 145.ª edição.

Assine a revista Advocatus aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em memória de José Manuel Galvão Teles. Edição de abril da Advocatus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião