Megacentro de dados em Sines investe 127 milhões em subestação elétrica

Start Campus e Aicep assinaram também um outro contrato de arrendamento, para ceder três hectares que deverão acomodar novas estações de amarração de cabos submarinos.

A Start Campus, a empresa dona do “megacentro” de dados que está a nascer em Sines – prevê inaugurar a primeira unidade em setembro deste ano – anunciou esta quarta-feira um investimento de 127 milhões de euros numa subestação elétrica, uma infraestrutura que servirá o próprio centro de dados e a restante zona industrial.

A subestação elétrica é “uma peça da equação” que possibilitará o funcionamento do centro de dados da Start Campus e também outros projetos eletrointensivos que estão e estarão presentes na Zona Industrial de Sines, esclarece o presidente executivo da Aicep Global Parques, Filipe Costa, que assinou neste dia o contrato de arrendamento de 20 hectares com a Start Campus, onde será instalada esta subestação.

Na mesma ocasião, ambas as partes – Start Campus e Aicep – assinaram outro contrato de arrendamento, neste caso para ceder três hectares que deverão acomodar novas estações de amarração de cabos submarinos. Estas estações são o ponto de contacto entre cabos submarinos, que transportam dados, e as partes que os querem receber. Em Sines já existe uma estação destas, que permite ligar a Europa à América Latina, e que é propriedade da empresa francesa EllaLink.

Estas novas estações, à partida, servirão os clientes do centro de dados, que ainda não são conhecidos. O objetivo, indica Filipe Costa, é que se crie nestes três hectares um porto de amarração de cabos, em vez de ter a estação da EllaLink isolada – os três hectares são contíguos aos da EllaLink.

O anúncio de ambos os contratos foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, que os descreve como ilustrativos da “dupla transição, energética e digital”, que está a decorrer. O ministro conta um total de seis mil milhões de euros em investimento estrangeiro captados para estações de amarração de cabos e centros de dados nesta zona industrial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Megacentro de dados em Sines investe 127 milhões em subestação elétrica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião