5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 31 Março 2023

No dia em que é apresentada uma agenda mobilizadora, há dados da inflação de março e da execução orçamental até fevereiro.

O último dia de março é marcado pelo fim do prazo para os partidos apresentarem propostas de alteração à medida do IVA Zero, mas traz ainda dados da inflação, bem como da execução orçamental até fevereiro. No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, decorre a apresentação de uma das mais de 50 agendas mobilizadoras. Além disso, há nova ronda de negociações entre o Ministério da Saúde e os sindicatos dos médicos.

Apresentação da agenda mobilizadora liderada pela Stellantis Mangualde

Esta sexta-feira é apresentada a GreenAuto, uma das mais de 50 agendas mobilizadoras financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Liderada pela fábrica de Mangualde da Stellantis, a agenda GreenAuto pretende produzir um novo veículo comercial elétrico em Portugal. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, marcam presença no evento.

Fim do prazo para partidos apresentarem propostas de alteração ao IVA zero

Os partidos têm até ao final da tarde desta sexta-feira para proporem alterações à proposta de lei que reduz para 0% a taxa de IVA aplicada em 44 alimentos do cabaz de bens essenciais, depois de terem debatido a proposta na passada quarta-feira. A votação na generalidade decorrerá na sexta-feira, no período de votações regimentais.

DGO divulga execução orçamental até fevereiro

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) publica esta sexta-feira a síntese da execução orçamental até fevereiro. As administrações públicas registaram um excedente de 2.013 milhões de euros em contabilidade pública no primeiro mês deste ano, valor que representa uma melhoria de 184 milhões de euros em relação ao período homólogo.

Como evolui a inflação?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) lança a estimativa rápida referente ao Índice de Preços no Consumidor (IPC) no mês de março. O gabinete estatístico confirmou um abrandamento da inflação em fevereiro, para 8,2%. Foi o quarto mês consecutivo de desaceleração, mas os preços dos alimentos voltaram a aumentar.

Ministério da Saúde e sindicatos voltam a reunir

Pelas 11 horas, decorre mais uma ronda de negociações entre o Ministério da Saúde e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM). Em declarações ao ECO, a presidente da FNAM, Joana Bordalo e Sá, adiantou que foi solicitada a presença do ministro da tutela, Manuel Pizarro, na reunião, tendo como objetivo iniciar a discussão das grelhas salariais e do regime de dedicação de exclusividade dos médicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião