Fisco leiloa 13 caixões que penhorou a funerárias

  • ECO
  • 12 Abril 2017

O caso não é inédito, mas o Fisco penhorou urnas a funerárias por causa de incumprimento fiscal. Essas mesmas urnas estão agora a ser leiloadas.

A Autoridade Tributária penhorou 13 caixões a duas funerárias, avança a TSF esta quarta-feira, uma de Vila Nova de Gaia e outra da Amadora. Neste último caso, a rádio conta que foi a falha de entrega das declarações às finanças durante dois anos que levou à penhora.

Agora, essas urnas estão a ser leiloadas por um preço base de 700 euros. No caso das urnas da outra funerária, esses caixões estão a ser leiloados por dois mil euros.

Em declarações à TSF, a Associação dos Agentes Funerários de Portugal afirma nunca ter visto uma penhora de urnas a funerárias, apesar de reconhecer o valor monetário. O vice-presidente da associação apelou às funerárias para não entrarem nos leilões para que o Estado fique com os caixões. João Barbosa classificou leilão de anedótico.

No caso da funerária da Amadora, a penhora aconteceu por causa de uma multa de oito mil euros. Segundo o proprietário, o contabilista não terá entregue declarações às finanças durante dois anos, o que levou o Fisco a atuar. Quando apareceram, os funcionários da Autoridade Tributária já sabiam o que queriam levar, tendo já os números de referências das urnas.

Contudo, o caso não é original. Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos diz que é normal. Paulo Ralha, o presidente, diz ser normal este tipo de penhoras, no entanto, não se lembra de haver urnas leiloadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco leiloa 13 caixões que penhorou a funerárias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião