Gomes da Silva recebeu 1,6 milhões na Galp. Só Mexia recebeu mais

Presidente da Galp recebeu 1,6 milhões de euros em 2016, com as remunerações da comissão executiva a crescerem 10%. No PSI-20, até agora, apenas salário de Mexia superou ganhos de Gomes da Silva.

Carlos Gomes da Silva recebeu uma remuneração total de 1,621 milhões de euros enquanto presidente executivo da Galp GALP 0,00% em 2016. Trata-se de um aumento de 19% face à remuneração auferida em 2015, embora o gestor tenha apenas entrado em funções em abril desse ano. Só António Mexia, presidente da EDP, recebeu mais no ano passado entre os CEO do PSI-20.

De acordo com as remunerações atribuídas na Galp, a comissão executiva da petrolífera nacional recebeu mais de seis milhões de euros em 2016, com a folha de pagamentos a aumentar cerca de 10% face ao anterior.

Carlos Gomes da Silva foi o mais bem pago: recebeu 980 mil euros em remuneração fixa, aos quais foram acrescentados 285,6 mil euros em remuneração variável, 245 mil euros em forma de PPR e 110 mil euros noutros benefícios, num total de 1,6 milhões de euros. Já o administrador financeiro da Galp, Filipe Silva, auferiu um rendimento de 684,6 mil euros em 2016.

Entre as cotadas que já publicaram os relatórios de governance, apenas António Mexia, presidente da EDP, apresentou uma remuneração superior à de Gomes da Silva entre os CEO das cotadas do PSI-20. Mexia recebeu um total de dois milhões de euros em relação a salários e prémios em 2016.

A Galp fechou o ano passado com lucro de 483 milhões de euros, menos 24% do que em 2015, com os resultados a serem penalizados pelo registo de imparidades com a exploração de petróleo em Angola. Aumentou o dividendo para 50 cêntimos.

As ações da Galp sobem esta quarta-feira 0,45% para 16,74 euros. Em 2016, os títulos valorizaram 32,37%.

Galp valoriza

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gomes da Silva recebeu 1,6 milhões na Galp. Só Mexia recebeu mais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião