Finanças já receberam mais de 727 mil declarações de IRS

Os contribuintes portugueses já submeteram mais de 727 mil declarações de IRS este ano, segundo o balanço divulgado esta segunda-feira pelo Ministério das Finanças.

Os contribuintes portugueses já submeteram mais de 727 mil declarações de IRS este ano, segundo o balanço divulgado esta segunda-feira pelo Ministério das Finanças. Campanha começou à meia-noite de sábado, dia 1 de abril.

“Até às 18h30 do dia de hoje [segunda-feira, 3 de abril] já foram entregues pelos contribuintes 727.143 declarações de IRS. Deste total, 375.120 (51,5%) foram submetidas através do IRS Automático e 352.023 através de entrega manual. Até ao final primeiro dia da campanha já tinham sido entregues 418.200 declarações, correspondendo 54% ao IRS Automático”, informa a tutela liderada por Fernando Medina.

Tal como o ECO tinha adiantado, até ao final desta manhã já tinham sido entregues mais de meio milhão de declarações.

O Ministério das Finanças indica ainda que “os constrangimentos verificados relativamente ao reporte de rendimentos pagos pela Segurança Social“, nomeadamente no que diz respeito aos pensionistas, “estão sanados e o sistema de liquidação do IRS já reflete a totalidade desses rendimentos para os contribuintes em causa, estando pré-preenchidos corretamente com os valores das pensões auferidas em 2022. Assim, a campanha que se prolonga até 30 de junho, decorre “com normalidade”.

No sábado, deu-se início à campanha de IRS relativa aos rendimentos obtidos no ano passado. A declaração obrigatória permite à Autoridade Tributária calcular o montante exato da tributação dos rendimentos, dado que é um imposto progressivo — ou seja, só é possível calcular o IRS no final do ano, momento em que é feito o acerto face aos descontos que já tenham sido feitos ao longo de 2022.

Para quase um terço dos contribuintes, segundo o Ministério das Finanças, a entrega da declaração de IRS não exige mais do que carregar num botão. Trata-se da fração de contribuintes abrangidos pelo IRS Automático, calculada com base em dados do ano passado. Não obstante, a Autoridade Tributária disponibiliza também um atendimento presencial nos serviços de Finanças, “podendo o agendamento ser feito através do Portal das Finanças ou do Centro de Atendimentos Telefónico da AT (217 206 707)”, lê-se.

De acordo com a RTP, que a 1 de abril emitiu uma breve entrevista com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre a campanha de IRS, os reembolsos deverão ser pagos entre duas a três semanas depois da entrega da declaração. Geralmente, em anos anteriores, os primeiros pagamentos chegam às contas bancárias dos contribuintes na primeira quinzena do mês.

(Notícia em atualizada pela última vez às 19h49)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finanças já receberam mais de 727 mil declarações de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião