Zona euro: investimento sobe, poupança das famílias cai

  • Lusa
  • 12 Abril 2017

Os dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat revela uma recuperação do investimento das empresas no final do ano passado, mas denota também uma queda na poupança das famílias da zona euro.

A taxa de investimento das empresas subiu para os 23,5% no quarto trimestre de 2016, face ao período homólogo e ao trimestre anterior, divulgou esta quarta-feira o Eurostat. Já a taxa de poupança das famílias na zona euro recuou para os 12% no quarto trimestre de 2016, quer na comparação homóloga, quer em cadeia, segundo os mesmos dados revelados hoje pelo instituto de estatística europeu.

A taxa de investimento das empresas aumentou, entre outubro e dezembro, face ao período homólogo (21,8%) e também na comparação com o trimestre anterior (22%). A parte de lucros das empresas na zona euro, por seu lado, subiu para os 41% no quarto trimestre de 2016, face aos 40,6% homólogos e os 40,7% registados entre julho e setembro de 2016.

Em sentido contrário, a taxa de poupança das famílias recuou 0,7 pontos percentuais face ao quarto trimestre de 2015. Já na comparação com o período entre julho e setembro de 2016, os dados do gabinete oficial de estatísticas mostram que o indicador diminuiu 0,3 pontos percentuais. De acordo com uma primeira estimativa do Eurostat, a taxa de investimento das famílias foi de 8,5%, que se compara com os 8,4% homólogos e os 8,6% do terceiro trimestre do ano passado.

Estes dados são publicados pelo Eurostat e o Banco Central Europeu e não incluem informação por Estado-membro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zona euro: investimento sobe, poupança das famílias cai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião