Zona Euro: poupança recupera, investimento não
As famílias da zona euro estão gradualmente a poupar mais. Os números do Eurostat relativos ao terceiro trimestre revela ainda que o investimento das empresas recuou ligeiramente.
As famílias da moeda única estão a poupar mais, face ao ano anterior, ainda que esta recuperação seja bastante ligeira. Os dados revelados esta sexta-feira pelo Eurostat apontam para que, além da poupança, o investimento das famílias também recuperou, em sentido contrário ao investimento das empresas que está em queda na zona euro.
A taxa de poupança das famílias na zona euro fixou-se nos 12,6% no terceiro trimestre de 2016, acima dos 12,3% do mesmo período de 2015 e mantendo-se estável face ao período entre abril e junho.
De acordo com uma primeira estimativa do Eurostat, a taxa de investimento das famílias foi de 8,5%, que compara com os 8,3% homólogos e os 8,6% do segundo trimestre do ano.
Estes dados são publicados pelo Eurostat e o banco Central Europeu e não incluem dados por Estado-membro.
Investimento das empresas baixa para 21,9%
A taxa de investimento das empresas baixou na zona euro para os 21,9% no terceiro trimestre de 2016, face ao período homólogo e ao trimestre anterior, divulga hoje o Eurostat.
A taxa de investimento das empresas recuou ligeiramente, entre abril e junho, face ao período homólogo (21,9%), mas a quebra é mais acentuada quando se compara com o segundo trimestre do ano (22,2%).
A parte de lucros das empresas na zona euro, por seu lado, subiu para os 40,6% no terceiro trimestre, face aos 40,5% homólogos e do segundo trimestre.
Esta primeira estimativa é publicada pelo Eurostat e o Banco Central Europeu e não inclui dados por Estado-membro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Zona Euro: poupança recupera, investimento não
{{ noCommentsLabel }}