INE revê em baixa o défice de 2016 para 2%

INE revê em baixa o défice de 2016 para 2% face aos 2,1% inicialmente anunciados. Esta revisão confirma o anúncio feito por Marques Mendes no seu comentário da SIC este domingo.

João Leão, secretário de Estado do Orçamento, recebeu esta quarta-feira uma boa notícia do INE.Paula Nunes / ECO 27 outubro, 2016

O Instituto Nacional de Estatística reviu esta quarta-feira o défice de 2016 em baixa para os 2%, ao contrário dos 2,1% inicialmente anunciados. “De acordo com as regras europeias, o INE vai enviar hoje ao Eurostat uma revisão da primeira notificação de 2017 do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE)”, explica o Instituto, referindo que “a revisão determina uma redução do défice das administrações públicas de 2016, que ficou nos 2% do PIB (2,1% na anterior notificação)”. A primeira notificação foi divulgada a 24 de março.

Esta revisão acontece de forma “extraordinária” porque foi “identificado um erro” no tratamento da informação e dos dados das administrações locais. Esse erro teve um “impacto significativo” no défice das administração públicas, explica o gabinete de estatísticas português na notificação que enviou ao Eurostat esta quarta-feira.

A revisão determina uma melhoria no défice de 84,9 milhões de euros. Este montante corresponde a 0,05% do PIB. O défice de 2016, na primeira notificação do INE, tinha ficado nos 2,06% (valor também anunciado pelo ministro das Finanças na conferência de imprensa), pelo que a subtração do montante em causa levou o défice para os 2,01%. Em 2016, as contas públicas acabaram assim por ficar com um défice de 3.722,4 milhões de euros, ou seja, 2%.

(Notícia atualizada às 11h16)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

INE revê em baixa o défice de 2016 para 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião