Start Campus tem 100 mil euros para projetos em Sines e Santiago Cacém

O projeto que obtiver o maior número de votos recebe financiamento até 90%, os restantes recebem financiamento com base no orçamento remanescente e disponível para este ano. Há quatro a concurso.

A Start Campus, responsável pelo Hyperscaler Data Centre em Sines, tem 100 mil euros para projetos comunitários em Sines e Santiago do Cacém. Votações online dos quatro projetos a concurso decorrem até 5 de maio.

“Esta é uma fase importante desta primeira edição uma vez que devolvemos a palavra aos cidadãos de Sines e Santiago do Cacém para escolherem quais os projetos que beneficiarão deste apoio que, na verdade, será posto ao serviço da comunidade local. Trata-se da fase em que os projetos são alvo de sondagem pública e comunitária num modelo semelhante ao orçamento participativo em prática em alguns municípios do país. O que mais desejamos é que, quando implementados, os projetos vencedores tragam um impacto positivo e muito concreto para a região”, explica Fabiola Bordino, diretora de sustentabilidade da Start Campus, citada em comunicado.

Quatro projetos concorreram nesta primeira edição do programa comunitário GAMMA, o que obtiver o maior número de votos recebe financiamento até 90%, os restantes recebem financiamento com base no orçamento remanescente e disponível para este ano. Além do financiamento, a Start Campus também dará apoio técnico aos projetos para garantir a sua execução no terreno.

Projetos a concurso

  • Maré de Ciência: “trocas de cartas entre cientistas e estudantes desenvolvido pela Cartas com Ciência, uma associação sem fins lucrativos que promove o diálogo entre cientistas e estudantes de comunidades de baixos rendimentos nos países de língua oficial portuguesa”;
  • NISS – Espaço de Memórias das Rotas Atlânticas: projeto que visa “promover a valorização do património e a participação ativa da sociedade através de várias iniciativas com impacto na região”;
  • Saúde, Fisioterapia Social ao Domicílio: pretende assegurar “fisioterapia ao domicílio a idosos na região de Sines e é promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Sines (SCMS)”;
  • #saudável_mente: “promoção de competências de saúde mental e bem-estar promovido pela ESPIGA – Cooperativa de Solidariedade Social.”

O programa GAMMA tem como objetivo capacitar os “membros da comunidade a serem líderes no desenvolvimento regional, apoiando iniciativas locais que refletem quatro pilares de investimento: desenvolvimento educacional, ambiente, comunidade e empreendedorismo.”

A Start Campus é responsável pelo projeto SINES, um campus Hyperscaler Data Centre com capacidade de 495MW em Sines, num investimento de até 3,5 mil milhões de euros. O campus de data centre será um dos dos maiores da Europa e irá criar até 1.200 empregos diretos qualificados e 8.000 indiretos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Start Campus tem 100 mil euros para projetos em Sines e Santiago Cacém

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião