Altice escolhe Nokia para o núcleo da sua rede 5G em Portugal

Dona da Meo decidiu que será a empresa finlandesa a desenvolver o núcleo (core) da sua rede 5G em Portugal, um passo importante para desbloquear todo o potencial da quinta geração.

A Altice Portugal anunciou a escolha da Nokia, uma empresa europeia, para desenvolver o núcleo (core) da sua rede 5G em Portugal, revelou a dona da Meo, em comunicado de imprensa. As duas empresas já estabeleceram “uma parceria estratégica para o fornecimento e integração do Core 5G Stand Alone“, refere a mesma nota.

Em Portugal, à semelhança de outros países, o 5G tem sido desenvolvido recorrendo numa lógica non-standalone, o que significa que o núcleo da rede, que pode ser visto como o cérebro da mesma, ainda é um núcleo de quarta geração (4G). À medida que as operadoras vão desenvolvendo a infraestrutura, é natural que migrem para um núcleo 5G, com toda a inovação que estes permitem.

Com este anúncio, a Altice Portugal dá um importante sinal no sentido de se estar a preparar para dar o passo seguinte na sua rede 5G em Portugal, que culminará com a migração para um 5G standalone, desbloqueando todo o potencial desta tecnologia. A escolha da Nokia é relevante ainda na medida em que acompanha os apelos das instituições europeias para que as operadoras evitem usar equipamentos de fabricantes chineses nas suas redes de telecomunicações, como é o caso da Huawei.

Há mais de três anos, o ECO noticiou em primeira mão que a Huawei já estava, à partida, excluída do núcleo do 5G em Portugal. Foi noticiado que a Altice Portugal estaria a fazer testes com várias empresas, incluindo a Ericsson (europeia) e a Cisco (americana).

“A Nokia, empresa multinacional de infraestruturas de telecomunicações e fabricante europeu de equipamentos, será responsável pelo desenvolvimento da rede Core 5G, incluindo a evolução para uma arquitetura nativa na cloud, onde as funções de rede são implementadas como micro-serviços, numa lógica de negócio de serviços modulares”, aponta a Altice Portugal em comunicado.

“O novo core móvel 5G Stand Alone permitirá à Altice Portugal disponibilizar serviços inovadores 5G, tais como network slicing [um tipo de arquitetura de rede], serviços de baixa latência e serviços IoT [Internet das Coisas, vulgo, sensores ligados à internet], de forma massiva, nas comunicações de clientes dos segmentos de consumo e empresarial. Por outro lado, irá também fornecer maiores níveis de segurança, utilizando algoritmos de encriptação reforçados para um aumento da privacidade”, remata a empresa liderada por Ana Figueiredo.

Por fim, a Altice Portugal salienta que os serviços assentes na próxima fase do 5G “darão uma garantia de cobertura nacional, utilizando a rede móvel pública da Altice”. “Esta oferta inovadora de alto desempenho visa satisfazer as necessidades de comunicações críticas de indústrias, organismos públicos, cidades e empresas, onde a automação e a grande intensidade de ativos são aspetos críticos”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice escolhe Nokia para o núcleo da sua rede 5G em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião