8.ª edição da Cuatrecasas Acelera arranca esta terça-feira

A aceleradora de startups da Cuatrecasas pretende manter a "aposta firme" na internacionalização, estendendo a convocatória a Portugal, Espanha e América Latina. Inscrições até dia 28 de maio.

Estão abertas até dia 28 de maio as inscrições para a 8.ª edição do Cuatrecasas Acelera, um programa de aceleração de startups focadas em desafios jurídicos promovido pela Cuatrecasas desde 2016. No dia 3 de maio, pelas 16h00, todas as startups que queiram candidatar-se ao programa poderão tirar dúvidas no “Information Day”, em formato virtual.

“Depois do sucesso da participação internacional de algumas startups, alcançado no ano anterior e que consolidou o processo de internacionalização da Cuatrecasas Acelera, este programa volta a estar centrado no ecossistema empreendedor de Portugal, Espanha e América Latina, em linha com a estratégia da Cuatrecasas”, sublinha o escritório em comunicado.

A Cuatrecasas explicou que, no final da convocatória, um comité de avaliação composto por profissionais do escritório, colaboradores externos e clientes das áreas nas quais as startups operam, analisarão todas as propostas recebidas para escolher as que passam a integrar as shortlist de cada programa. As seis participantes finais serão anunciadas em julho.

O escritório sublinhou ainda que as startups interessadas em participar no programa de aceleração devem estar ligadas ao setor legaltech ou fintech, healthtech, energy, insurtech e deeptech, “sempre e quando respondam a um desafio jurídico relevante derivado do próprio modelo de negócio ou da aplicação de tecnologias disruptivas relacionadas, por exemplo, com a inteligência artificial, o metaverso, data ou blockchain”.

Uma vez selecionadas, as startups serão apoiadas juridicamente pela Cuatrecasas em todas as áreas de prática e da Gellify na parte de negócio, durante um período de quatro meses, e terão acesso a clientes e financiamento para o desenvolvimento de projetos.

“Lançar a oitava edição é motivo de orgulho para a Cuatrecasas e reforça a aposta que a sociedade fez no setor empreendedor há oito anos. O ecossistema continua a valorizar o nosso programa como um dos mais interessantes”, considerou Francesc Muñoz, CIO da Cuatrecasas.

Já Alba Molina, innovation project manager da Cuatrecasas, acredita que a resposta das startups após cada convocatória “demonstra as necessidades existentes do ecossistema”. “Aquelas que operam com tecnologias disruptivas precisam que as suas atividades sejam 100% compliance para garantir as vendas e ter um crescimento exponencial. No nosso programa ajudamos não só a atingi-lo, mas também a perceber os benefícios de uma boa estratégia fiscal ou laboral, por exemplo”, disse.

O Cuatrecasas Fast Track abre pela segunda vez uma convocatória permanente para permitir a incorporação de novos projetos durante todo o ano. O objetivo deste programa é testar a tecnologia de scaleups internacionais para que, em colaboração com a Cuatrecasas, possam planear, cocriar e desenvolver projetos-piloto que estejam relacionados com os desafios de negócio que as sociedades de advogados enfrentam hoje em dia.

“O Cuatrecasas Fast Track coloca, nesta edição, o foco na inteligência artificial generativa e considerará todas as candidaturas que respondam a alguns dos seguintes quatro desafios: maximizar o conhecimento coletivo dentro da Cuatrecasas; fomentar a produtividade e eficiência no setor jurídico através de sistemas de automatização; desenvolver soluções que permitam a digitalização da relação; e melhoria da colaboração com o cliente para fomentar o customer engagement“, explicam.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

8.ª edição da Cuatrecasas Acelera arranca esta terça-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião