Parque eólico offshore da Ocean Winds na Escócia assegura 2,2 mil milhões

Consórcio da EDP Renováveis e Engie assegurou a última fase de financiamento necessário para o parque eólico offshore Moray West que instalará uma capacidade de 882 megawatts na Escócia.

O parque eólico offshore de Moray West, desenvolvido pela joint venture entre a EDP Renováveis e a francesa Engie, a Ocean Winds, na costa da Escócia, assegurou mais de dois mil milhões de libras (mais de 2,2 mil milhões de euros) para o desenvolvimento do projeto, sendo esta a última fase de financiamento que permite o projeto avançar para última fase de construção.

De acordo com o comunicado divulgado esta sexta-feira, o projeto que terá uma potência instalada de 882 megawatts (MW) conta ainda com o grupo Ignitis como acionista minoritário. A instalação das infraestruturas deverá arrancar no final de 2023 com a previsão de começar a produzir energia em 2025.

A nota informa ainda que o Moray West é “o primeiro parque eólico offshore do Reino Unido” a assegurar contratos de longa duração com clientes empresariais (Corporate Power Purchase Agreements) para a comercialização da maioria da sua produção estimada. Estes contratos foram assinados com parceiros estratégicos, para mais de 50% da produção do projeto.

Para um terço da restante produção, acrescenta a EDP, foi assegurado um Contrato por Diferenças (Contract for Difference) no AR4, um processo de mercado levado a cabo pelas autoridades do Reino Unido. Moray West é o primeiro projeto com CfD garantido no AR4 a chegar a esta fase financeira.

“Com este parque, a Moray West deverá apoiar as metas de energia renovável do Reino Unido e da Escócia e fornecer eletricidade de baixo custo e sem emissões de carbono na sua produção ao equivalente a mais de um milhão de casas por ano“, informa o comunicado.

No Reino Unido, a Ocean Winds tem uma carteira de mais de 6 gigawatts (GW) de parques eólicos offshore: além dos 882 MW atualmente em desenvolvimento para Moray West, a empresa conjunta da EDP e Engie já opera 950 MW no parque Moray East, também ao largo da Escócia. E o consórcio tem ainda em desenvolvimento o projeto Caledonia (2 GW) e o parque Arven (1,8 GW, em parceria com a Mainstream Renewable Power), entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parque eólico offshore da Ocean Winds na Escócia assegura 2,2 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião