Hoje nas notícias: apoios à banca, saúde e educação

  • ECO
  • 26 Abril 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Esta terça-feira os jornais estão marcados pelo rescaldo das cerimónias do 25 de abril, mas há mais para ler como a notícia sobre os apoios à banca, que tiveram um impacto de cerca de 459 milhões de euros em 2022 através do regime dos DTA. Os jornais também dão conta da atribuição mensal de médico de família a cerca de dez mil pessoas mensalmente, da previsão do líder do Snesup sobre a falta de professores o ensino superior e da abertura de um canal de denúncias por parte da Ordem dos Médicos. Fique a par destas e doutras notícias que marcam a atualidade nacional.

Apoios à banca com impacto de 459 milhões

Os ativos por impostos diferidos acumulados (DTA), mecanismo que confere aos bancos um crédito sobre o Fisco, teve um impacto de 459 milhões de euros no saldo das Administração Públicas em 2022, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Terminado em 2016, o regime dos DTA permite aos bancos a garantia de que os ativos por impostos diferidos acumulados possam ser convertidos em créditos sobre o Fisco.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Presidente da CMVM tem ações da EDP e REN e dívida do Benfica, SIC e Mota

Luís Laginha de Sousa, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), não votou na decisão de avançar com o processo de contraordenação contra a TAP, por indiciada violação das regras de mercado, pois tem títulos de dívida da transportadora. Ações da EDP e REN também fazem parte dos investimentos do gestor. Contudo, só na TAP houve a necessidade de pedir escusa.

Dez mil utentes ganham médico de família por mês

A cerca de dez mil pessoas são atribuídas mensalmente uma equipa de saúde familiar, constituída por um médico e enfermeiro. Segundo uma conclusão da Administração Central do Sistema de Saúde, esta situação decorre da atualização dos utentes não frequentadores dos cuidados primários, ou seja, os utentes que não utilizam os centros de saúde há mais de cinco anos e que não têm médico de família atribuído. Entre os motivos estão as mudanças de morada, nascimentos ou óbitos.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Ordem dos Médicos abre canal para denúncias anónimas

No cargo há pouco mais de um mês, Carlos Cortes já teve de reagir a duas denúncias em hospitais, uma por assédio moral a profissionais e outra por negligência. O bastonário dos médicos diz que a Ordem está a trabalhar juntamente com os seus informáticos na criação de um canal seguro e confidencial para que possam ser feitas queixas de forma anónima. Estas serão analisadas para, posteriormente, e se for caso disse, haver intervenção da Ordem dos Médicos.

Líder do Snesup prevê falta de professores o ensino superior

O novo presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior (Snesup), José Moreira, garante em entrevista ao Público que o país vai ter um problema de falta de professores no ensino superior “pior do que o do ensino obrigatório”. O líder do Snesup admitiu a “urgência” de discutir as carreiras dos profissionais do setor, estando há cerca de seis meses sem resposta do Governo.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: apoios à banca, saúde e educação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião