Venda de seguradora leva banco polaco do BCP a lucro de 54 milhões no arranque de 2023
Ainda a lidar com os problemas relacionados com os empréstimos em francos suíços, o Bank Millennium registou lucros pelo segundo trimestre seguido, beneficiando da venda de seguradora.
Apesar de ainda estar contabilizar encargos pesados com contingências legais relacionadas com os empréstimos em francos suíços, o banco polaco do BCP voltou a ter lucros no arranque do ano, com um resultado de 54 milhões de euros, graças, sobretudo, à venda de uma participação numa seguradora.
Foi mesmo o segundo trimestre seguido de resultados líquidos positivos para o Bank Millennium, que teve de colocar de lado cerca de 270 milhões de euros para os riscos com o chamado caso “Francowicze”. Ao todo, já constituiu provisões de mais de mil milhões.
O BCP, que detém 50,1% da subsidiária polaca, adianta que o lucro na Polónia teria sido de 232 milhões de euros se não tivesse o impacto dos encargos com este tema.
Por outro lado, o banco também nota que teve uma receita extraordinária de 127 milhões de euros com a venda de 80% da participação na seguradora, o que ajudou a suportar os resultados trimestrais.
Em termos operacionais, o BCP destaca o aumento de 31% da margem financeira do Millennium Bank, “refletindo o aumento das taxas de juros ocorrido desde outubro de 2021”. As comissões líquidas diminuíram 9%.
O BCP apresenta as suas contas no dia 15 de maio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Venda de seguradora leva banco polaco do BCP a lucro de 54 milhões no arranque de 2023
{{ noCommentsLabel }}