Crédito à habitação abranda pelo oitavo mês consecutivo

Desde o verão do ano passado que a taxa homóloga de concessão de crédito à habitação tem vindo a cair. E, em março, o volume de empréstimos para habitação caiu pelo terceiro mês consecutivo.

No final de março, o montante total de crédito à habitação era de 99,7 mil milhões de euros, menos 50 milhões do que no final de fevereiro.

Há três meses consecutivos que o volume de empréstimos para a habitação regista correções mensais, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal.

No entanto, o abrandamento do crédito à habitação tem sido notado há mais tempo: desde agosto do ano passado que a taxa de variação homóloga face ao ano anterior tem vindo a cair, passando de 4,8% em julho de 2022 para 1,9% em março de 2023.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

O abrandamento da concessão de crédito à habitação tem sido acompanhado por uma subida da taxa de juro.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Banco de Portugal no final de março, as taxas de juro dos novos contratos de créditos à habitação (realizados nos últimos três meses) para os 3,56%. Foi o valor mais elevado desde pelo menos 2021 e seis vezes superior à taxa de juro em fevereiro de 2022.

A sentir o impacto da subida das taxas de juro estão também as empresas. Segundo o Banco de Portugal, “no final de março de 2023, o montante de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas manteve-se face ao mês anterior em 74,6 mil milhões de euros, mas decresceu 1,0% relativamente a março de 2022.”

De acordo com o regulador do mercado, março foi o “terceiro mês consecutivo em que os empréstimos às empresas se reduziram relativamente ao mês homólogo do ano anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito à habitação abranda pelo oitavo mês consecutivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião