Exclusivo BES. Novo relatório médico de Salgado revela “risco de quedas” e “mudança de comportamento”

Nove meses depois do último relatório, o mesmo neurologista confirma o "agravamento da memória e outras funções cognitivas". Defesa entrega documento na sessão de instrução do caso BES.

A defesa do ex-líder do BES, Ricardo Salgado, apresentou novo relatório médico ao processo BES/GES, de forma a comprovar a doença de Alzheimer do arguido.

Nove meses depois do último relatório, o mesmo médico neurologista confirma o “agravamento da memória e outras funções cognitivas, alteração do comportamento, alteração da marcha e desequilíbrio com risco de quedas e episódios de incontinência”, “a perda progressiva de autonomia para a realização de atividades básicas da vida diária”, como seja higiene pessoal, alimentação, administração da medicação e acrescenta ainda que, “apesar de estar mantida a capacidade para alguma socialização e a capacidade para manter uma conversação com um conteúdo simples, apresenta atualmente um defeito de memória e um defeito de funções executivas relevante“.

Concluindo que existe “um claro agravamento dos sintomas associados a uma síndroma demencial” e que “este agravamento é o expectável para a progressão de uma doença neurodegenerativa como a Doença de Alzheimer”, escreve o médico Joaquim Ferreira, no relatório a que o ECO teve acesso, elaborado a 1 de maio.

“Tendo elaborado no dia 2 de julho de 2022 um relatório clínico sobre o estado de saúde do Dr. Ricardo Salgado, venho agora complementar a informação elaborada com novos dados clínicos relativos à evolução da doença. No relatório elaborado no dia 2 de julho de 2022 já tinha sido reportado que, comparativamente com o momento do diagnóstico, o Dr. Ricardo Salgado apresentava um agravamento do defeito cognitivo, maior lentificação motora, agravamento da marcha e do desequilíbrio e uma perda de autonomia progressiva para a realização de atividades da vida diária. Nessa informação clínica, já tinha sido também documentado que se encontrava medicado com um fármaco oral destinado ao tratamento da Doença de Alzheimer. Nesse momento, também já se encontrava a participar num ensaio clínico multicêntrico internacional destinado a avaliar o benefício de um novo medicamento experimental para a Doença de Alzheimer”, explicou o médico.

Que confirmou ainda que seu paciente continua “a participar num ensaio clínico multicêntrico internacional em que tem a possibilidade de estar a ser tratado com um novo medicamento experimental para a Doença de Alzheimer” e que “mantém a restante medicação oral”.

Primeira vez que juíza aceita fazer perícia médica independente

Uma juíza do Tribunal Cível de Cascais – no âmbito de um processo que nada tem a ver com os restantes processos-crime – aceitou o pedido da defesa de Ricardo Salgado e pediu ao Instituto de Medicina Legal (INML) que fizesse uma perícia a Ricardo Salgado relativamente à doença de Alzheimer, avança o Expresso. O INML pediu um prazo para juntar um colégio de médicos constituído por um neurologista, um psiquiatra e um neuropsicólogo. Não há um prazo para a equipa apresentar o relatório.

Apesar de diretamente este parecer não ter influência direta nos processos-crime em que Salgado é visado, este diagnóstico poderá ser aproveitado pelos advogados de defesa, Francisco Proença de Carvalho e Adriano Squillace, caso a doença de Alzheimer se confirme.

A 18 de dezembro, a associação Frente Cívica pediu aos procuradores responsáveis pelos vários processos em que o ex-banqueiro Ricardo Salgado é arguido que solicitem aos tribunais uma perícia médico-legal que determine o seu “real estado de saúde”. Já que a única perícia médica existente – e que foi junta aos vários processos – a diagnosticar a doença de Alzheimer foi a realizada pelo neurologista de Ricardo Salgado e apresentada pelos seus advogados de defesa. Numa carta enviada em meados de dezembro à Procuradoria-Geral da República, a associação referia que os advogados do antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES) têm alegado que Ricardo Salgado sofre de Alzheimer, como justificação para impedir que vá a julgamento ou seja condenado nos vários processos em que é arguido.

Dias antes desta carta enviada à PGR pela Frente Cívica, a defesa de Ricardo Salgado pediu o arquivamento do processo EDP no que diz respeito ao antigo presidente do BES, que justificou com o diagnóstico de doença de Alzheimer. Segundo o requerimento, os advogados juntam vários documentos clínicos e o parecer do neurologista Joaquim Ferreira, que atestou “um diagnóstico final e definitivo”, confirmando que o antigo líder do Grupo Espírito Santo (GES) tem Doença de Alzheimer, “apresentando um agravamento progressivo das limitações cognitivas e motoras”.

Ricardo Salgado, que foi acusado, em dezembro, pelo Ministério Público (MP) no caso EDP de um crime de corrupção ativa para ato ilícito, outro de corrupção ativa e um de branqueamento, tinha sido notificado para esclarecer se queria prestar declarações relativamente a factos descritos no despacho do juiz de instrução Carlos Alexandre que colocou (em dezembro de 2021) Manuel Pinho em prisão domiciliária.

O recurso para a Relação de Lisboa já tinha sido apresentado sete meses antes, no final de maio de 2022, e contou com 792 páginas nas quais os representantes legais do antigo banqueiro, Francisco Proença de Carvalho e Adriano Squillace, pedem a revogação do acórdão da primeira instância por entenderem que a sentença de seis anos de prisão vai acelerar a morte de Salgado.

Nesse documento, os advogados do ex-banqueiro lembram o diagnóstico de Doença de Alzheimer que foi atribuído e criticam a decisão do tribunal de primeira instância por aplicar “esta pena de prisão efetiva sem sequer ter ‘gasto’ ou ‘dedicado’ uma única palavra para apreciar a concreta relevância” da patologia, tornando uma “questão absolutamente essencial numa ‘não questão’”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BES. Novo relatório médico de Salgado revela “risco de quedas” e “mudança de comportamento”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião