“Portugal tem um problema de ambição”, diz Horta Osório

Horta Osório foi o convidado do jantar YEC, organização que tem como objetivo fomentar e cultivar a curiosidade dos jovens, proporcionando-lhes o acesso ao conhecimento.

António Horta Osório, atual presidente do conselho de administração da BIAL, foi o gestor convidado ao encontro do Youth Economic Circle (YEC), organismo que assinala o primeiro ano da chegada a Lisboa. O ex-banqueiro português partilhou com os jovens participantes alguns dos conhecimentos que adquiriu ao longo da sua carreira. Roberta Medina (Rock in Rio), Madalena Cascais Tomé (SIBS) ou António Lobo Xavier (Morais Leitão) são algumas das personalidades que já participaram em encontros promovidos pelo YEC.

“Portugal tem um problema de ambição. Falta o querer crescer, o querer fazer mais e melhor, essencial para mudarmos o nosso destino. Por isso, foi para mim muito interessante ver nestes jovens uma grande vontade de mudança. Foi com gosto que partilhei a minha experiência e o desejo que ambicionem mais e melhor para Portugal”, afirma Horta Osório, citado em comunicado.

Com um passado ligado à banca, desde o Goldman Sachs ao Citibank, passando pelo Grupo Santander e, mais recentemente, o Grupo Credit Suisse, o agora presidente do conselho de administração da BIAL, com funções não executivas na José de Mello, Fundação Champalimaud e Impresa, teve a oportunidade de partilhar com um grupo restrito de jovens associados do YEC os ensinamentos obtidos durante a sua carreira.

“Foi com grande satisfação que contámos com António Horta Osório no primeiro aniversário do YEC em Portugal. É alguém que nas últimas décadas trilhou uma carreira de excelência e que trouxe importantes ensinamentos para transmitir aos jovens de hoje que serão os líderes de amanhã”, afirma Gonçalo Veiga Martins, presidente do YEC Portugal, em comunicado.

Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, João Noronha Lopes, ex-vice-presidente global da McDonald’s e CEO & cofundador do Vira Frangos, Isabel Jonet, presidente da Confederação dos Bancos Alimentares Portugueses, António Lobo Xavier, sócio da Morais Leitão e conselheiro de Estado, Paulo Morgado, sócio na Antas da Cunha ECIJA e cofundador da Bridgewhat, e Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, são algumas das personalidades que já marcaram também presença nos jantares organizados pelo YEC.

O principal objetivo é fomentar e cultivar a curiosidade dos jovens, proporcionando-lhes o acesso ao conhecimento através daqueles que o acumularam ao longo das suas vidas.

O Youth Economic Circle é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2012 em Barcelona, Espanha, por um grupo de amigos com o objetivo de promover o desenvolvimento dos conhecimentos empresariais, económicos, sociais e políticos dos jovens, aproximando-os de líderes através da realização de eventos, nomeadamente jantares.

Desde a sua fundação, o YEC expandiu-se para a capital espanhola, Madrid, em 2015, e mais recentemente, em abril de 2022, deu-se a internacionalização do conceito com a chegada a Lisboa, estando prevista no curto prazo a chegada a novos países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Portugal tem um problema de ambição”, diz Horta Osório

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião