Produção da EDP Renováveis cresce no primeiro trimestre

  • Lusa
  • 18 Abril 2017

A empresa liderada por Manso Neto, que está a ser alvo de OPA da EDP, aumentou a produção de energia limpa nos primeiros três meses do ano.

A EDP Renováveis aumentou a produção de energia limpa em 2% nos primeiros três meses deste ano face ao mesmo período de 2016, para um total de 7,7 terawatt hora (TWh), segundo os dados operacionais hoje libertados pela empresa.

No relatório de produção e capacidade do primeiro trimestre do ano, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis (EDPR) explicou que “o aumento da produção beneficia das adições de capacidade durante os últimos 12 meses (+702 megawatt) que compensou o menor recurso eólico vs [‘versus’] as excecionais condições eólicas registadas no primeiro trimestre de 2016”.

Entre janeiro e março, as operações da EDPR na Europa e na América do Norte geraram 44% e 54% do total da produção, respetivamente.

Na Europa, a geração recuou 11% face ao período homólogo de 2016 para 3,4 TWh, “com a comparação anual impactada pelo excecional recurso eólico no primeiro trimestre de 2016 na Europa”, que compara com “um recurso eólico normalizado no primeiro trimestre de 2017”, realçou a energética.

Na América do Norte, a produção da EDPR aumentou em 13%, totalizando 4,2 TWh, “refletindo o crescimento da capacidade instalada e o superior fator de utilização relativo a estes novos projetos”, informou a companhia.

Já no Brasil, a produção aumentou para 147 gigawatt (GWh) “como consequência das adições de capacidade com um recurso eólico mais forte”, justificou a EDPR.

Nos primeiros três meses do ano, a EDPR atingiu um fator de utilização de 36%, “refletindo um recurso eólico normalizado” e “as adições de capacidade com superiores fatores de utilização”, revelou a empresa, acrescentando que a comparação anual é “impactada pelo excecional recurso eólico registado no primeiro trimestre de 2016”.

Em março, a EDPR geria um portefólio de 10,4 GW em 11 países, dos quais 5,3 GW na Europa (2,4 GW em Espanha, 1,5 GW no RdE [resto da Europa] e 1,3 GW em Portugal), 5,0 GW na América do Norte e os restantes 0,2 GW no Brasil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção da EDP Renováveis cresce no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião