António Vitorino retira candidatura à OIM. Amy Pope é nova diretora-geral

  • Lusa
  • 15 Maio 2023

O português António Vitorino retirou a recandidatura à liderança da Organização Internacional para as Migrações, após ter perdido a primeira votação para a norte-americana Amy Pope.

O português António Vitorino retirou esta segunda-feira a recandidatura à liderança da Organização Internacional para as Migrações (OIM), após ter perdido a primeira votação para a norte-americana Amy Pope, que dirigirá a instituição, revelou à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros.

“Hoje, durante a primeira volta, o resultado apontou para um apoio maior para a candidata americana e senhor António Vitorino tomou a decisão de retirar a sua candidatura”, disse João Gomes Cravinho em declarações por telefone a partir de Genebra, onde se encontra a acompanhar a votação para a OIM.

Pensamos que ele teria sido, de facto, o melhor candidato para os próximos cinco anos, mas respeitamos [a decisão], é a democracia a funcionar no sistema multilateral“, comentou o ministro, deixando elogios ao trabalho de António Vitorino no seu mandato, iniciado em 2018, em tempos “extremamente difíceis, com grandes crises internacionais, incluindo a pandemia [de Covid-19]”.

Marcelo elogia “excelência do trabalho” de Vitorino. Costa reitera empenho no apoio aos refugiados

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou António Vitorino pela “excelência do trabalho” ao longo dos anos em que ocupou o cargo de diretor-geral da OIM, considerando que “terá mais oportunidades de por as suas capacidades pessoais e profissionais ao serviço de Portugal e do mundo”.

“Ao concluir o seu mandato como Diretor-Geral da Organização Internacional das Migrações felicito o Dr. António Vitorino pela excelência do trabalho que fez ao longo destes anos, que se traduziu no significativo alargamento do apoio da OIM a dezenas de milhões de migrantes à volta do mundo“, lê-se numa nota publicada na página oficial da internet da Presidência da República.

O Chefe de Estado nota ainda que António Vitorino colocou ao serviço da OIM “as suas enormes capacidades pessoais e profissionais, imprimindo uma nova dinâmica e alargando muito significativamente o âmbito da sua atuação”.

Também em reação à conclusão do mandato de Vitorino à frente da agência da ONU, o primeiro-ministro, António Costa, sublinhou o empenho de Portugal no apoio aos refugiados e numa política migratória com foco na dignidade.

(Notícia atualizada às 17h50 com reações de Marcelo Rebelo de Sousa e de António Costa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Vitorino retira candidatura à OIM. Amy Pope é nova diretora-geral

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião