Bloco quer aumentar contribuições da banca para ajudar famílias em dificuldades no crédito da casa

“Neste momento em que os bancos apresentam lucros astronómicos, é apenas justo que aumente a contribuição sobre o setor bancário", anunciou Mariana Mortágua.

O Bloco de Esquerda quer aumentar a contribuição sobre o setor bancário para ajudar as famílias com dificuldades em pagar os empréstimos da casa, anunciou esta terça-feira a dirigente bloquista Mariana Mortágua.

“Neste momento em que os bancos apresentam lucros astronómicos, que vêm diretamente do esforço das pessoas que pagam o crédito à habitação, é apenas justo que aumente a contribuição sobre o setor bancário”, explicou Mariana Mortágua, em declarações transmitidas pela RTP3.

O bloquista referiu que “é uma contribuição que não é atualizada desde 2016”, sendo “canalizada para o Fundo de Resolução devolver ao Estado todo o dinheiro que os contribuintes emprestaram para salvar vários bancos”, nomeadamente o BES/Novobanco e o Banif.

A verba adicional “pode servir para apoiar famílias com dificuldades a pagar os créditos à habitação”, já que, de acordo com Mariana Mortágua, “não têm de ser os contribuintes a pagar os lucros da banca e os efeitos desastrosos da política de subida dos juros”.

Os bancos contribuíram com um valor recorde de 265 milhões de euros para o Fundo de Resolução em 2021, dos quais 78 milhões dizem respeito a contribuições periódicas e 186,8 milhões relativos à contribuição sobre o setor bancário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco quer aumentar contribuições da banca para ajudar famílias em dificuldades no crédito da casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião