Fisco já reembolsou 1.800 milhões do IRS de 2022

Até 16 de maio, tinham sido processados cerca de 16 mil reembolsos a mais do que em igual período do ano anterior e foram emitidas cerca de 315 mil notas de cobrança.

Com 3,9 milhões de declarações de IRS entregues, o Fisco já reembolsou cerca de 1.800 milhões de euros até terça-feira, no âmbito da campanha de 2022.

“Das declarações entregues, cerca de 2,9 milhões já foram liquidadas, das quais mais de 1,8 milhões correspondem a reembolsos aos contribuintes, num montante total de perto de 1.800 milhões de euros devolvidos às famílias“, revela o Ministério das Finanças num comunicado divulgado esta quinta-feira.

De acordo com o portal das Finanças, até esta quinta-feira já foram entregues 3,97 milhões declarações. Ou seja, tendo em conta que a campanha de IRS de 2022 se iniciou a 1 de abril e se estende até 30 de junho, significa que foram entregues, em média, 82 mil declarações por dia.

Fonte: Portal das Finanças

As Finanças detalham ainda que, até 16 de maio, tinham sido processados cerca de 16 mil reembolsos a mais do que em igual período do ano anterior.

“Paralelamente, foram emitidas cerca de 315 mil notas de cobrança, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança)”, acrescenta a mesma nota.

Neste mais recente balanço das Finanças é revelado que, das 3,9 milhões de declarações de IRS entregues, cerca de 38% foram submetidas através do IRS automático (preenchimento automático dos dados da declaração por parte da AT, através das informações comunicadas às Finanças e confirmadas pelos contribuintes) e 62% submetidas de forma manual.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco já reembolsou 1.800 milhões do IRS de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião