Emissões poluentes na UE regressam às subidas em 2021

Em 2021 houve um aumento de 6,2% nestas emissões, depois de terem descido mais de 10% entre 2019 e 2020.

As emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia regressaram às subidas em 2021, depois de três anos consecutivos de quedas.

Em 2021, o Eurostat regista 3.311,47 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2 equivalente) de emissões de gases com efeito de estufa, acima dos 3.118,67 milhões de toneladas verificados no ano anterior, os quais consubstanciaram um mínimo desde, pelo menos, 1990.

Desta forma, em 2021 houve um aumento de 6,2% nestas emissões, depois de terem decrescido mais de 10% entre 2019 e 2020, como consequência da pandemia de Covid-19, explica o Eurostat.

Entre 1990 e 2021 o balanço é, contudo, positivo, apresentando uma descida de 30% no volume líquido destas emissões.

Estes dados são apresentados numa nota estatística publicada pelo Eurostat esta segunda-feira. Nos gases com efeito de estufa está incluído não só o dióxido de carbono, como também o metano e o óxido nitroso, entre outros. Estes dados incluem as emissões criadas pela aviação internacional e excluem as remoções que decorram do uso do território e da captação das florestas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Emissões poluentes na UE regressam às subidas em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião