Governo afasta empresas chinesas das redes 5G nacionais

  • ECO
  • 26 Maio 2023

Decisão terá sido tomada a pensar na Huawei, após vários anos de fortes pressões dos EUA para que o Governo português excluísse a tecnológica chinesa das redes nacionais.

O Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, entidade dependente da Presidência do Conselho de Ministros, decidiu esta semana que as empresas sediadas fora da União Europeia (UE), dos EUA e de outros países da OCDE deverão ser impedidas de entrar nas redes 5G portuguesas, noticia oJornal Económico (acesso pago).

A decisão, segundo o embaixador Francisco Seixas da Costa, é “diretamente dirigida à Huawei“. “É essa a preocupação na Europa que já vem de há muito tempo. É manifestamente uma preocupação partilhada com os Estados Unidos. Terá certamente a ver com questões de segurança quer na UE, quer na NATO. Não é uma decisão que se tome unilateralmente”, disse, citado pelo jornal.

A deliberação será agora aplicada pela Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), que deverá fazê-lo num prazo que “não deveria ser dilatado”, uma vez que foi considerada de “alto risco” a utilização destes equipamentos em redes públicas, na avaliação de segurança que precedeu e serviu de base à deliberação do Conselho, assinala o advogado Ricardo Henrique.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo afasta empresas chinesas das redes 5G nacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião