Aethel Partners quer bloquear venda do Novo Banco

  • Rita Atalaia
  • 20 Abril 2017

A sociedade britânica de Ricardo Santos Silva pediu aos seus advogados para bloquear a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star. Empresa era uma das interessadas no banco de transição.

A Aethel Partners, sociedade britânica de Ricardo Santos Silva, pediu aos seus advogados para avançarem com uma ação no sentido de bloquear a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star. A empresa, que foi uma das interessadas no banco de transição que resultou da falência do Banco Espírito Santo (BES), já disse ao Banco de Portugal que o processo de venda deve começar do zero.

Foi esta semana que a sociedade britânica Aethel Partners enviou um documento ao banco liderado por Carlos Costa, avança a Reuters. A empresa de Ricardo Santos Silva refere que o Banco de Portugal não considerou adequadamente a oferta de 3,8 mil milhões da sociedade britânica pelo Novo Banco.

“A Aethel já pediu aos seus advogados em Portugal para encontrarem rapidamente uma forma de suspenderem o processo [de venda] e bloquearem a decisão de vender o Novo Banco ao Lone Star“, referiu a porta-voz da sociedade britânica à Reuters. A empresa refere também que a “execução destes procedimentos judiciais pode levar a uma injunção e, de seguida, a uma ação para contestar a decisão”. O mesmo foi pedido pelos grandes detentores de dívida do Novo Banco que acabou por ser transferida para o banco mau.

"A Aethel já pediu aos seus advogados em Portugal para encontrarem rapidamente uma forma de suspenderem o processo [de venda] e bloquearem a decisão de vender o Novo Banco ao Lone Star.”

Aethel Partners

Este grupo, liderado pela BlackRock e pela Pimco, representa dois terços do total de 2,2 mil milhões de euros investidos em dívida sénior. Ao todo, estes investidores terão perdido 1,5 mil milhões de euros quando o Banco de Portugal decidiu transferir estes títulos de dívida sénior do Novo Banco para a massa insolvente do BES. O objetivo destes investidores também é bloquear o processo de venda ao Lone Star.

Contactados pela Reuters, porta-vozes do Banco de Portugal e do fundo norte-americano Lone Star não quiseram comentar a possibilidade de a Aethel Partners avançar com este processo.

Recorde-se que a carta da Aethel Partners que chegou ao Governo e ao Banco de Portugal, e onde demonstrava interesse em comprar o Novo Banco, chegou já depois de ter sido anunciado que a negociação da venda do banco de transição seria feita em exclusiva com o Lone Star. Uma proposta que apenas seria analisada caso a venda do fundo norte-americano falhasse.

A sociedade britânica também concorreu à compra do Banco Efisa, através de uma outra sociedade, com outros acionistas, denominada Pivot SGPS. Esta sociedade — que também tem Miguel Relvas como acionista — ganhou o concurso lançado pelo Governo em outubro de 2015, mas a luz verde do Banco Central Europeu, condição essencial para a sua efetivação, nunca chegou. A Pivot ia pagar cerca de 38 milhões de euros à entidade pública pelo antigo banco de investimento do BPN.

(Notícia atualizada às 16h34 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aethel Partners quer bloquear venda do Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião