Portugal captou 630 milhões de investimento estrangeiro no primeiro trimestre

No primeiro trimestre deste ano, o investimento direto estrangeiro em Portugal atingiu os 630 milhões de euros, impulsionado, sobretudo, pelo investimento imobiliário realizado por não residentes.

Entre janeiro e março, o investimento direto estrangeiro em Portugal atingiu os 630 milhões de euros, sendo que “este valor correspondeu sobretudo a investimento imobiliário realizado por não residentes em Portugal”, mais de metade do investimento diretor é oriundo de investidores de origem europeia, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

“Destacou-se o investimento realizado por investidores residentes em países europeus”. Dos 630 milhões de euros em investimento direto estrangeiro em território nacional, mais de 350 milhões dizem respeito a investidores europeus, isto é, mais de metade do total, apontam os dados do BdP.

Em termos acumulados, no final do primeiro trimestre deste ano, o stock de investimento direto estrangeiro em Portugal (IDE) atingiu os 172 mil milhões de euros, isto é, mais do dobro do stock de investimento direto de Portugal no exterior (IPE), que totalizou os 63 mil milhões de euros, aponta ainda a entidade liderada por Mário Centeno.

Evolução dos stocks de investimento até março de 2023

Segundo o BdP, “os stocks têm aumentado desde 2008″ ainda que a ritmos diferentes: o investimento direto estrangeiro em Portugal ” mais do que duplicou entre 2008 e o primeiro trimestre de 2023″, ao passo que o investimento direto de Portugal no exterior “cresceu 18%”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal captou 630 milhões de investimento estrangeiro no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião