José Roquette vence Prémio Carreira da FEP em 2023

Fundador do Esporão e ex-presidente do Sporting entrou na Faculdade de Economia da Universidade do Porto em 1953, quando a escola foi criada. Ciclo de conferências assinala 70 anos da instituição.

José Holtreman Roquette, que entrou na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) no ano em que a escola foi criada, em 1953, é o vencedor da edição deste ano do Prémio Carreira FEP. O fundador do Esporão sucede a Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, distinguido no ano passado.

O Prémio Carreira FEP distingue anualmente um diplomado desta faculdade que se tenha destacado pela sua carreira profissional e cívica e que “tenha contribuído para afirmar a escola como instituição de excelência no ensino e na investigação em Economia e Gestão”.

O galardão vai ser entregue ao empresário na sexta-feira, dia 2 junho, data em que a escola agora liderada por Óscar Afonso comemora o tradicional Dia da FEP e inicia o ciclo de conferências que vai assinalar os 70 anos da instituição, com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

José Roquette

Nascido em Lisboa a 22 de setembro de 1936, José Holtreman Roquette completou o curso de Economia na FEP em 1958 e inicia nesse mesmo ano a vida profissional no Banco Espírito Santo, chegando dez anos depois à comissão executiva. Mais tarde seria fundador e acionista do grupo Espírito Santo, ligação que se manteve até final dos anos 1980.

Em 1973, o empresário fundou com Joaquim Bandeira a Finagra, sociedade que adquiriu a Herdade do Esporão no Alentejo, tornando-se acionista único da empresa em 1992. Ex-presidente da Federação Portuguesa de Golfe (1981-85) e do Sporting Clube de Portugal (1996-2000) foi condecorado em 2006 pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.

Atribuído pela primeira vez em 2011, o Prémio Carreira FEP já distinguiu personalidades como Daniel Bessa, Rui Rio, Elisa Ferreira, Manuel Oliveira Marques (a título póstumo), Miguel Cadilhe, Francisco Olazabal, Fernando Teixeira dos Santos, Ricardo Fonseca, Alberto Teixeira, José Pinheiro Pinto, Carlos Costa e Fernando Gomes.

O júri deste ano foi composto pelo diretor da FEP (que preside, sem direito a voto), pela presidente do Conselho de Representantes da FEP, Catarina Roseira, pelo presidente da Associação dos Antigos Alunos da FEP, Carlos Nunes, e por vários antigos estudantes da Faculdade: Ana Cristina Reis, Elisa Perez Babo, Fernando Freire de Sousa, José Luís Alvim Marinho e Maria Conceição Vaz Sousa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

José Roquette vence Prémio Carreira da FEP em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião