Luísa Correia assume liderança do Centro Tecnológico do Calçado

Economista Luísa Correia passa a liderar o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, substituindo Leandro de Melo, que esteve várias décadas à frente desta organização.

A economista Luísa Correia substitui Leandro de Melo na liderança do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), que esteve vários anos à frente desta organização sem fins lucrativos, fundada em 1986 pela Associação Portuguesa dos Industriais de Construção, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS).

Nos últimos anos, Luísa Correia desempenhou diversas funções no CITP, nomeadamente na Direção Administrativa e Financeira desta organização que considera ser “um projeto sólido, financeiramente consolidado, com uma equipa de profissionais extraordinária”.

É, sublinha ainda, citada pela APICCAPS, “o parceiro natural das empresas nos domínios mais técnicos, na dinamização de trabalhos de investigação e desenvolvimento, na promoção da melhoria da qualidade dos produtos e processos industriais, ou mesmo ao nível da formação técnica e tecnológica”.

Luísa Correia, diretora-geral do Centro Tecnológico do Calçado de PortugalAPICCAPS

Licenciada em Economia pela Universidade Portucalense, em 1991, Luísa Correia é natural do Porto e aos 54 anos assume, assim, a direção do CITP.

“Guardo bem fundo as provas de gratidão de centenas e centenas de empresários e colaboradores das empresas, de dirigentes e quadros da Administração Pública, de entidades do sistema científico e tecnológico, de associações empresariais”, frisa, por sua vez, Leandro de Melo na hora de despedida das funções que exerceu durante décadas.

[O Centro Tecnológico do Calçado] é o parceiro natural das empresas nos domínios mais técnicos, na dinamização de trabalhos de investigação e desenvolvimento, na promoção da melhoria da qualidade dos produtos e processos industriais, ou mesmo ao nível da formação técnica e tecnológica.

Luísa Correia

Diretora Geral do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP)

O CTCP é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1986 pela APICCAPS e dois Institutos do Ministério da Economia, o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e o INETI, a partir do Laboratório de Controlo da Qualidade criado em 1981.

Em 2022, a indústria do calçado viu disparar o preço médio de venda dos sapatos para os mercados internacionais subir 8,7%, para 26,40 euros por par, contribuindo para o novo máximo histórico registado pela fileira do calçado e artigos de pele. O cluster registou vendas totais de 2.347 milhões de euros no exterior — dos quais 2.009 milhões de euros em calçado, num total de 76 milhões de pares –, tendo progredido 22,2% em termos de valor exportado.

A indústria do calçado emprega atualmente 40.730 trabalhadores. Ainda assim, a fileira do calçado vê-se a braços com diversos problemas, nomeadamente a falta de mão-de-obra qualificada, a acentuada subida da inflação ou a emergência de novos canais de distribuição. Além do posicionamento no mercado de novos concorrentes e as alterações nas preferências dos consumidores.

Para fazer face a estes problemas, a APICCAPS tira da cartola uma campanha para “atrair uma nova geração de talento”, em escolas primárias de Felgueiras, Guimarães, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira. Denominado “Roteiro do Conhecimento”, este programa a três anos inicia com alunos do 1.º ciclo e é alargado a partir de setembro aos estudantes do 2.º e 3.º ciclos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luísa Correia assume liderança do Centro Tecnológico do Calçado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião