Voltalia inaugura projeto solar de 11 milhões de euros em Pinhal Novo

O parque faz parte de um conjunto de mais quatro centrais solares que compõem o Complexo Garrido, avaliado em 50 milhões de euros. Central em Pinhal Novo vai abastecer 19 mil pessoas.

A Voltalia investiu 11 milhões de euros para inaugurar um parque solar Pinhal Novo com uma potência instalada de 11,8 megawatts (MW).

De acordo com o comunicado enviado às redações esta quinta-feira, a infraestrutura faz parte de um conjunto de mais quatro centrais solares que compõem o Complexo Garrido, sendo constituído por cerca de 22 mil módulos solares que irão permitir uma capacidade de produção anual de 24,3 gigawatts-hora (GWh). A nota dá conta de que a energia produzida vai ser suficiente para fornecer eletricidade a cerca de 19 mil pessoas e reduzir as emissões de carbono para a atmosfera em 6.402 toneladas por ano.

Pinhal Novo

O Complexo Garrido, do qual Pinhal Novo faz parte, é composto por mais quatro parques: Alcochete, Antuzede, Vale Serrão e Oliveira de Frades, representando um investimento de 50 milhões de euros e uma potência instalada de 50,6 MW. A energética francesa estima que estes investimentos terão capacidade de produção total por ano de 96,7 GWh, fornecida através de mais de 94 mil módulos solares.

O complexo fornecerá eletricidade a cerca de 73 mil pessoas e vai permitir reduzir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera em mais de 25.000 toneladas por ano.

“Queremos ter uma presença cada vez mais forte no mercado nacional e contribuir para que a nossa indústria e a de outros países que queiram vir para Portugal tenham acesso a eletricidade a valores competitivos”, cita o comunicado as declarações do diretor da Voltalia em Portugal, João Amaral.

“Somos um país com muito sol, temos de aproveitar e tornar este atrativo atributo numa mais-valia no que diz respeito à energia, tal como já acontece com o turismo”, acrescentou o mesmo responsável.

Com mais de 1500 trabalhadores, a Voltalia está cotada na Euronext Paris. A sua carteira de projetos em desenvolvimento ascende a 14,2 gigawatts (GW).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Voltalia inaugura projeto solar de 11 milhões de euros em Pinhal Novo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião