Marcelo preocupado com novos certificados de aforro. Banca “tem de fazer esforçozinho” para tornar depósitos mais atraentes

O Presidente da República expressou preocupação com a decisão de lançar uma nova série de certificados de aforro que paga menos, apelando aos bancos para melhorar oferta.

O Presidente da República mostrou-se preocupado com a decisão do Governo de suspender a atual série de certificados e lançar uma nova, com uma taxa mais baixa. Para Marcelo Rebelo de Sousa, a banca “tem de fazer esforçozinho para tornar mais atraente a situação para os depositantes portugueses”.

“As autoridades públicas tomaram a decisão de suspender a emissão de certificados de aforro para lançar um novo tipo, com uma baixa de juros no imediato”, uma situação que Marcelo assumiu que o “preocupa”, em declarações aos jornalistas, na Feira Nacional de Agricultura, transmitidas pelas televisões.

Nesta intervenção, o Presidente aproveitou para “voltar a apelar à banca, porque muito daquilo que é a procura de certificados significa que os portugueses acham que o que a banca está a pagar é pouco”. “A banca não pode esperar que tenha sempre uma situação de, quando começa a aparecer uma utilização alternativa em relação aos depósitos, que são mal pagos”, poderem “continuar na mesma porque utilizações alternativas não vão continuar”.

Assim, Marcelo Rebelo de Sousa reitera que a banca “tem de fazer esforçozinho para perceber que quando pessoas apostam em taxas de juro de 3,5% é porque recebem na banca um terço”. “A solução não é suspender ou adiar ou deixar de recorrer a esses meios só porque a banca entende que deve recuperar o passado e precaver-se para futuro”, atira.

Foi esta sexta-feira à noite que o Governo anunciou a suspensão da atual série, indicando que a partir de segunda-feira haverá uma nova série de Certificados de Aforro para subscrever. A série F terá a duração de 15 anos mas a taxa máxima será de 2,5%, inferior aos 3,5% praticados na série anterior, que foi suspensa esta sexta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo preocupado com novos certificados de aforro. Banca “tem de fazer esforçozinho” para tornar depósitos mais atraentes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião