5 coisas que vão marcar o dia

Comissão Europeia propõe revisão do Quadro Financeiro Plurianual e o Eurostat analisa o poder de compra na União Europeia. Em Portugal, termina o concurso para encontrar diretor-geral da saúde.

A nível europeu, o dia deverá ficar marcado pela nova proposta de orçamento de longo prazo da União Europeia. O Eurostat publica ainda uma análise ao poder de compra nos vários países do bloco comunitário. No plano nacional, o INE analisa o estado da economia e um estudo vai medir o impacto económico do polo de inovação da Universidade do Porto.

Bruxelas revê orçamento comunitário

A Comissão Europeia deverá apresentar uma proposta de revisão do Quadro Financeiro Plurianual, o orçamento de longo prazo da União Europeia (UE). O anúncio deverá acontecer após a reunião semanal do colégio de comissários e visa dar resposta ao reforço da ajuda à Ucrânia e ao aumento dos custos, nomeadamente com o serviço da dívida conjunta. Os Estados-membros, incluindo Portugal, podem ser chamados a contribuir mais para os cofres europeus. Até lá chegar, é preciso alcançar um acordo a 27.

Eurostat compara poder de compra na UE

O Eurostat vai publicar novos dados sobre a paridade de poder de compra dos europeus no ano passado. Portugal surgia como o sétimo Estado-membro com o menor poder de compra nas estimativas rápidas publicadas em março passado. Em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita expresso em paridade de poder de compra variou entre 261% no Luxemburgo e 59% na Bulgária (sendo 100% a média dos 27 países que compõem o bloco). O de Portugal melhorou dois pontos percentuais entre 2021 e 2022, para 77%.

INE resume o estado da economia

A síntese económica de conjuntura relativa ao mês de maio é conhecida esta terça-feira. Neste relatório mensal, o INE mede o pulso ao conjunto de dados económicos que têm vindo a ser conhecidos e dá mais alguns detalhes. No relatório sobre abril, o instituto destacou que os preços na produção estavam a diminuir e que os preços no consumidor continuavam em desaceleração.

Estudo mede impacto económico no Porto

Um estudo que mede o impacto económico do polo de inovação da Universidade do Porto será conhecido hoje à tarde, por ocasião da cerimónia de comemoração dos 15 anos da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Segundo a Lusa, o estudo analisou dados recolhidos em 2019, 2020 e 2021. A apresentação terá a presença do reitor da universidade, António de Sousa Pereira, da presidente da UPTEC, Joana Resende, e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Governo procura substituto de Graça Freitas

Termina hoje o concurso para encontrar um novo diretor-geral da Saúde, depois da saída de Graça Freitas, personalidade que foi seguida de perto por milhões de portugueses durante a pandemia da Covid-19, quando surgia em conferência de imprensa diária a anunciar o número de novas infeções. A anterior responsável da Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou a decisão de deixar a DGS em dezembro do ano passado. O procedimento está a ser conduzido pela CReSAP, a pedido do Ministério da Saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião