Alemanha apoia com dez mil milhões fábrica de chips da Intel
Empresa de semicondutores dos EUA vai receber apoio de 10 mil milhões de euros do Governo federal da Alemanha. Quando estiver concluída, fábrica vai empregar três mil trabalhadores qualificados.
A Intel vai construir uma fábrica de semicondutores na Alemanha. A empresa americana vai investir 30 mil milhões de euros numa unidade em Magdeburgo, capital do estado da Saxónia. Em troca, a Intel vai receber um apoio do Governo federal de dez mil milhões de euros, indica esta segunda-feira a agência Reuters (acesso livre).
A construção da fábrica vai implicar a contratação de sete mil trabalhadores. Quando a unidade estiver pronta, serão necessários cerca de três mil funcionários altamente qualificados. As instalações deverão começar a funcionar dentro de quatro a cinco anos, depois de a Comissão Europeia aprovar o subsídio do Governo alemão.
A Comissão Europeia procura atrair os fabricantes de semicondutores para tornar a região menos dependente das fábricas localizadas fora do continente, nomeadamente na Ásia e nos Estados Unidos. Nesta fábrica serão produzidos semicondutores para computadores e smartphones.
Desde março de 2022 que a Intel estava a negociar este investimento na Alemanha. Inicialmente, a empresa previa injetar 17 mil milhões de euros no projeto, com ajuda estatal de 6,8 mil milhões de euros. Agora, o investimento privado tem maior peso do que o financiamento federal alemão.
Este é o terceiro grande investimento da Intel anunciado nos últimos quatro dias. No domingo, a empresa revelou que vai apostar cerca de 23 mil milhões de euros numa unidade em Israel; dois dias antes, a multinacional escolheu a Polónia para apresentar uma fábrica de 4,2 mil milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alemanha apoia com dez mil milhões fábrica de chips da Intel
{{ noCommentsLabel }}