Hoje nas notícias: inflação, aumentos salariais e TAP
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Vítor Bento, apela aos bancos para que ajudem mais as famílias e diz acreditar que os juros dos depósitos vão aumentar. Já o Governo prepara aumentos de cerca de 8% para quase 100 trabalhadores do setor privado. Christine Ourmières-Widener, a antiga presidente executiva da TAP, demitida pelo Governo, vai avançar com vários processos judiciais contra o Estado, incluindo um pedido de indemnização milionária que pode ascender a três milhões de euros. A herança de João Rendeiro, que envolve uma dívida de 35,2 milhões de euros, não foi reclamada por nenhum dos potenciais beneficiários. E nos reembolsos do IRS, alguns contribuintes estão a ser surpreendidos com o pagamento de juros.
“É do interesse geral dos bancos” ajudar mais as famílias, diz presidente da APB
“É do interesse geral dos bancos” ajudar mais as famílias com dificuldades a pagar as prestações das casas, defende o presidente da Associação Portuguesa de Bancos. Em entrevista ao DN/TSF, Vítor Bento, disse acreditar que a remuneração dos depósitos vai aumentar. “Não tenho dúvidas de que vai inevitavelmente haver um processo concorrencial, porque acima de tudo nestas coisas o que é essencial assegurar é que haja concorrência, e para haver concorrência é preciso os dois lados, isto é, é preciso também que os clientes sejam parte ativa nessa concorrência”, frisou.
Leia a entrevista completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Governo prepara aumentos de 8% para quase 100 mil trabalhadores do privado
Oito ministros assinaram um projeto de portaria que dita aumentos retroativos a abril de 7,8% e 8,1% para 94 mil administrativos do setor privado. Diretor de serviços, analista de informática, tesoureiro e técnico de recursos humanos estão entre as profissões que podem ser abrangidas pelas subidas nominais. A nova grelha salarial varia entre 760 euros e os 1.207 euros.
Lei a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
EX-CEO da TAP vai exigir mais três milhões de euros
A antiga presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, vai avançar com vários processos judiciais contra o Estado, incluindo um pedido de indemnização milionária que pode ascender a três milhões de euros. Ministérios das Finanças e Infraestruturas e até a própria Inspeção Geral de Finanças (IGF) poderão estar entre os visados. Queixas na Justiça deverão dar entrada em julho.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Herança de Rendeiro sem potencial beneficiário
Terminou o prazo para reclamar a herança do banqueiro João Rendeiro. Até 16 de junho, nenhum potencial beneficiário da riqueza acumulada pelo fundador do Banco Privado Português informou o tribunal de que estaria interessado. Além da mansão na Quinta Patiño, da coleção de arte contemporânea e das contas com ativos e dinheiro, faz parte da herança uma dívida de cerca de 35,2 milhões de euros. O montante a pagar — superior aos ativos da herança — afastou todos os potenciais herdeiros, a começar por Maria de Jesus, viúva de João Rendeiro.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)
Euribor põe Fisco a pagar juros nos reembolsos
Muitos contribuintes estão a ser surpreendidos com o pagamento de juros nos reembolsos do IRS. Ainda que os valores pagos não sejam significativos, trata-se de uma compensação pelo valor a mais retido durante o ano passado. Segundo as regras do IRS, a taxa para aplicar sobre o valor que é devolvido aos contribuintes está indexada à Euribor a 12 meses.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: inflação, aumentos salariais e TAP
{{ noCommentsLabel }}