Hoje nas notícias: função pública, habitação e emigração

  • ECO
  • 28 Junho 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A idade média dos funcionários públicos subiu para 48,1 anos em 2022, mais 4,5 anos do que em 2011. Os portugueses estão a preferir emigrar para os países nórdicos em vez do Reino Unido, optando pela qualidade de vida e fugindo à burocracia pós-Brexit. A Câmara de Lisboa vota esta tarde 33 medidas inseridas na Carta Municipal de Habitação. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.

Idade média na função pública supera 48 anos

Os trabalhadores da Administração Pública estão cada vez mais envelhecidos e a capacidade de renovação dos serviços públicos diminuiu drasticamente. Segundo o Boletim Estatístico do Emprego Público, a idade média dos trabalhadores do Estado subiu para 48,1 anos, mais 4,5 anos do que em 2011. A idade média das mulheres (48,7) era mais elevada do que a dos homens (47,2).

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Emigrantes “trocam” países nórdicos pelo Reino Unido

Segundo o Observatório da Emigração, o Brexit empurrou emigrantes portugueses para outros destinos na Europa. Os países nórdicos registam agora um aumento nas chegadas de portugueses, a maioria altamente qualificados e com idades entre os 20 e 40 anos. Em 2022, chegaram à Suécia e à Dinamarca um número sem precedentes de portugueses. A Islândia registou o segundo maior fluxo migratório do século. Tanto a Noruega quanto a Islândia viram aumentos consecutivos na emigração portuguesa pelo segundo ano. Já a emigração portuguesa a escolher o Reino Unido decresceu 41%.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Moedas apresenta 33 medidas para habitação

Esta quarta-feira será votada, em reunião da Câmara de Lisboa, a Carta Municipal de Habitação, que vale para os próximos dez anos. Em causa está a revitalização de 3.000 fogos vagos da autarquia e a oferta de 500 soluções de arrendamento por ano para famílias em dificuldades. Segundo o DN, o documento indica que existem 33 medidas agrupadas em três prioridades de ação até 2033: aumentar e melhorar oferta de habitação municipal, em parceria ou privada; diminuir as disparidades no acesso à habitação; e regenerar áreas urbanas negligenciadas. Objetivos são erradicar a pobreza, promover estabilidade das famílias e tornar Lisboa mais sustentável.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Fiscalização da ANAC dispara taxa de carbono

Nos primeiros quatro meses deste ano, a taxa de carbono cobrada aos passageiros do transporte aéreo rendeu mais de 18,8 milhões de euros. Deste valor, quase 7,8 milhões (41% do total) foram cobrados em abril, o que equivale a um aumento de 85% face ao apurado no mês anterior. A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) explica que “se deveu a ações de supervisão e controlo de cobrança” por parte do regulador da aviação civil junto das transportadoras aéreas, isto é, corresponde a acertos de pagamentos que estavam por concretizar.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Venda de microcarros aumenta à boleia do interesse jovem

O registo de novas matrículas de microcarros aumentou 57% em quatro anos. No mesmo período, houve um crescimento de mais de 52% do número de menores habilitados a conduzir esta categoria de veículo, o que revela que a procura dos jovens por um meio de transporte próprio tem influenciado o setor automóvel. Só em maio registaram-se 114 novos microcarros, mais 9,6% face ao período homólogo, segundo dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: função pública, habitação e emigração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião