Défice melhora 290 milhões de euros no primeiro trimestre
Em comunicado, o Ministério das Finanças aponta para "estabilização da despesa"e crescimento da receita. Défice fixa-se em 358 milhões de euros.
O défice das Administrações Públicas melhorou 290 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, face ao mesmo período do ano anterior, atingindo agora 358 milhões de euros.
A informação é avançada pelo Ministério das Finanças em comunicado, que aponta ainda para o crescimento de 22,9% do excedente primário, um resultado que atribui à “estabilização da despesa” (avança 0,3%) e ao aumento da receita (1,9%).
“O crescimento da receita foi condicionado por efeitos temporários ou sem impacto nas contas nacionais de 2017, com especial incidência nos dois primeiros meses de 2017”, adianta o comunicado. “Excluídos estes fatores”, a receita das Administrações Públicas “vem refletindo a melhoria da atividade económica”, sublinha o Ministério de Mário Centeno.
O comunicado realça alguns resultados, nomeadamente a receita bruta de IVA, que aumentou 7%, e as contribuições para a Segurança Social, que avançaram 5,5%, acima do previsto no Orçamento do Estado para 2017.
Já do lado da despesa primária, a subida de 0,4% é explicada “em grande medida pelo aumento da despesa de capital (15,9%), tendo a despesa corrente primária recuado 0,6%”.
A dívida não financeira — “despesa sem o correspondente pagamento, incluindo pagamentos em atraso” – é agora menor em 365 milhões de euros, “tendo o stock de pagamentos em atraso registado um decréscimo” de 42 milhões de euros, diz o comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Défice melhora 290 milhões de euros no primeiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}