Português Bynd VC investe em femtech dedicada à saúde menstrual
Nos primeiros 12 meses após o lançamento, a Guud Woman gerou 1,2 milhões de euros em receitas correntes. Tem uma comunidade com mais de 30.000 membros.
O português Bynd Venture Capital coliderou a ronda de investimento seed de 1,7 milhões de euros da Guud Woman, femtech dedicada à saúde menstrual, a par da Coformac, da Lyssna e de um grupo de business angels, alargando o seu portefólio à área de saúde.
“É com grande orgulho que nos juntamos à missão da Guud Woman de melhorar a vida das mulheres através dos seus produtos excecionais e do seu apoio inabalável. Ao dar prioridade ao bem-estar das mulheres ao longo de todo o seu ciclo menstrual, a Guud está a fazer a diferença, de forma profunda, promovendo o conforto e um sentimento de pertença dentro de uma comunidade de apoio”, diz Francisco Ferreira Pinto, sócio da Bynd Venture Capital, citado em comunicado.
Unbundled.VC, a Upscalers e a Eden Ventures foram outros participantes de relevo na ronda seed. Com este investimento, a Guud Woman poderá “aumentar a equipa, expandir a sua presença em toda a Europa”, bem como desenvolver e a melhorar o seu modelo de cuidados prestando um “apoio melhor e mais personalizado às mulheres e contribuir com dados objetivos para o mundo da ciência e da tecnologia”.
Proposta de valor da femtech
Fundada em 2020 na Bélgica, por Morgane Leten e Jan Deruyck, a empresa nasceu da experiência pessoal de Morgane com a síndrome do ovário poliquístico (SOP), combinada com a sua formação em nutrição e fertilidade, tendo o projeto sido construído a partir de Portugal durante a pandemia.
Com foco na Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, o projeto começou como uma comunidade de apoio para mulheres, proporcionando uma melhor compreensão dos seus ciclos menstruais. Hoje, “com base no feedback da comunidade e nas alegações de saúde aprovadas pelos reguladores europeus, a empresa fornece agora uma gama de suplementos sustentáveis, juntamente com uma equipa de especialistas que presta apoio em tempo real por chat sobre assuntos que vão desde a menstruação à gravidez“, pode ler-se em nota de imprensa.
“Desde o primeiro dia, a nossa visão para a Guud Woman foi ser muito mais do que uma empresa de suplementos. Queríamos capacitar as mulheres de forma holística, em parceria com uma equipa de peritos, entre os quais, parteiras, nutricionistas, médicos, farmacêuticos, ginecologistas e terapeutas de saúde sexual, o que nos permite oferecer um apoio e produtos apoiados em investigações científicas recentes”, afirma Morgane Leten.
“Com o apoio dos nossos investidores, podemos avançar para a próxima fase da nossa missão: fazer crescer a nossa plataforma de saúde menstrual para orientar e capacitar ainda mais mulheres em todo o mundo para que se possam sentir bem, todos os dias do mês”, diz a cofundadora da empresa, em comunicado.
Nos primeiros 12 meses após o lançamento a GuudWoman gerou 1,2 milhões de euros em receitas correntes, tendo hoje uma comunidade com mais de 30.000 membros, segundo dados partilhados pelo fundo.
“A empresa recebeu recentemente uma subvenção da União Europeia, reconhecendo as suas contribuições para a investigação no domínio da saúde menstrual.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Português Bynd VC investe em femtech dedicada à saúde menstrual
{{ noCommentsLabel }}