Hoje nas notícias: Entidade para a Transparência, UTAO e CP
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Cinco meses após tomar posse, a Entidade para a Transparência continua sem ter instalações disponíveis, sem água e luz, no Palácio dos Grilos, em Coimbra. A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) respondeu ao ministro das Finanças sobre o estudo que concluiu que é mais caro para o Estado financiar-se com dívida de longo prazo do que com Certificados de Aforro. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.
Cinco meses após tomar posse, nova Entidade para a Transparência sem luz, água e internet
A nova Entidade para a Transparência continua sem ter instalações disponíveis, sem água e luz, no Palácio dos Grilos, em Coimbra, cinco meses após ter tomado posse. Em causa está a falta de um contrato de arrendamento com a Universidade de Coimbra, que depende do Governo. Esta entidade pretende reforçar a fiscalização dos rendimentos dos políticos e de altos cargos públicos.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
UTAO responde a Medina que estudo sobre financiamento do Estado é “factual”
Um estudo da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) concluiu que é mais caro para o Estado financiar-se com dívida de longo prazo do que com Certificados de Aforro. Dias depois de ser conhecida a notícia, Fernando Medina, ministro das Finanças, criticou o estudo no Parlamento, dizendo que “não é dos momentos mais felizes” da UTAO, lembrando que os Certificados de Aforro podem ser resgatados muito facilmente. Numa réplica conhecida esta sexta-feira, o coordenador da UTAO, Rui Nuno Baleiras, remata que o estudo é “factual”.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
Restaurantes e hotéis em Portugal são os mais baratos da Zona Euro
No ano passado, que foi de inflação muito alta, o nível de preços em Portugal foi 10% inferior à média europeia, segundo dados do Eurostat ajustados em termos de paridade de poder de compra. Tal não significa que seja sempre mais barato comprar bens e serviços em Portugal em comparação com os demais países europeus, mas, no caso dos restaurantes e dos hotéis, os preços foram mesmo os mais baixos da Zona Euro.
Leia a notícia completa no Jornal Negócios (ligação indisponível).
Credores decidem futuro da SDCAA, o novo nome da Soares da Costa
Após ser declarada insolvente em maio, a construtora Soares da Costa mudou de nome para Sociedade de Construções da África Austral (SDCAA). Esta sexta-feira, está marcada uma assembleia de credores que vai decidir se o processo segue para a liquidação dos bens. Os bens da empresa terão sido avaliados em cerca de 28 milhões de euros. Segundo a lista provisória, os credores são mais de dois mil e reclamam cerca de 550 milhões.
Leia a notícia completa no Jornal Negócios (acesso pago).
CP já teve 98 dias de greve e continua a somar
No primeiro semestre de 2023 foram afixados avisos de greves na CP durante 91 dias, tantos quanto o número de dias em que houve greve na empresa ferroviária e que correspondem a metade dos primeiros seis meses do ano. Sem fim à vista, em julho estão marcadas, desde o dia 1, novas paralisações, pelo menos até dia 6 de agosto.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Entidade para a Transparência, UTAO e CP
{{ noCommentsLabel }}