TAP transportou mais 30% de passageiros no primeiro semestre

Companhia aérea destaca forte crescimento nos voos intercontinentais, sobretudo nas rotas do Brasil, América do Norte e África.

A TAP registou um crescimento de 30,2% no número de passageiros transportados durante o primeiro semestre, indicam dados operacionais divulgados esta segunda-feira. Voos intercontinentais registaram o maior crescimento e estão já bem acima do registado antes da pandemia.

A TAP transportou no primeiro semestre do ano um total de 7,58 milhões de passageiros, mais 30,2% que em igual período do ano passado“, informou a companhia aérea em comunicado.

O crescimento foi mais robusto nos voos internacionais, com mais 31,1% de passageiros transportados, para um total de 2,17 milhões. A TAP destaca o forte crescimento nas rotas para o Brasil, América do Norte e África. As mesmas que têm despertado o interesse dos putativos candidatos à privatização. O volume de passeiros nos voos internacionais já está 14,7% acima o primeiro semestre de 2019, antes da pandemia.

A TAP também cresceu nas rotas nas rotas para a Europa, Portugal Continental e ilhas, embora um pouco mesmos. A operadora aérea transportou 5,41 milhões de passageiros, mais 29,8% que no período homólogo.

A taxa de ocupação melhorou, situando-se em 80,2%, mais 5,5 pontos percentuais do que no primeiro semestre de 2022 e 0,5 pontos acima do registado antes da pandemia, assinala também a companhia liderada por Luís Rodrigues.

A melhoria do chamado load factor acontece apesar de também a oferta ter aumentado. Os lugares-quilómetro oferecidos (ASK – Available Seat per Kilometre) cresceram 21,4% para 25 milhões, ficando 4,3% acima do primeiro semestre de 2019. Só que a procura teve um desempenho ainda melhor, com os passageiros-quilómetro (RPK – Revenue Passenger‐Kilometers) a subirem 30,4%, para 20,07 milhões, ficando 5% acima do nível anterior à pandemia.

Falta agora saber como a evolução destes dados operacionais se traduzem em resultados financeira. A companhia aérea teve um prejuízo de 57,4 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, um desempenho melhor do que os 121,6 milhões registados no mesmo período do ano anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP transportou mais 30% de passageiros no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião