Impresa e Media Capital, mais prejuízos, mais lucros
As companhias que controlam a SIC e a TVI registaram quedas de receitas e apertaram nos custos. A Impresa está no vermelho, enquanto a Media Capital apresenta lucros de 1,9 milhões.
A Impresa registou um prejuízo de 2,8 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, enquanto a Media Capital apresentou um lucro de 1,9 milhões. As contas das duas companhias de media têm, ainda assim, um perfil semelhante de janeiro a março deste ano: as receitas caíram e os custos também, embora em níveis diferentes.
A dona da TVI apresentou um EBITDA superior a cinco milhões de euros, enquanto a companhia que detém a SIC registou um resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA) negativo, da ordem dos 650 mil euros.
As contas dos dois grupos de media que controlam as duas televisões privadas em sinal aberto — e uma com uma posição relevante na imprensa, enquanto a outra tem uma força na produção audiovisual e na rádio — confirmam que o primeiro trimestre foi de pressão do lado das receitas, a refletir o estado do mercado publicitário, e isso levou também a um esforço de redução dos custos.
No caso da Impresa, as receitas totais caíram 5,5%, para 45,2 milhões de euros. E, por segmento, a televisão perdeu 6,1%, enquanto a área de publishing 5,4%. De qualquer forma, como nota a empresa no comunicado ao mercado, a queda de receitas da televisão resultou mais das perdas em subscrição, enquanto a publicidade subiu 2%. Na imprensa, por outro lado, as receitas de publicidade caíram 4,1%. Já a Media Capital apresentou um volume de receitas de 35 milhões de euros (uma queda de 10%), com particular destaque para a televisão, que perdeu 12% nestes primeiros três meses.
A diferença, claro, está do lado dos custos. A Impresa, liderada por Francisco Balsemão, apertou os custos em ‘apenas’ 3,7%, para 45,9 milhões de euros, enquanto a companhia liderada por Rosa Cullel cortou os custos nestes primeiros três meses do ano em 10%, para 30 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Impresa e Media Capital, mais prejuízos, mais lucros
{{ noCommentsLabel }}