Bondalti admite investir em três fábricas de lítio verde
João de Mello admite também querer comprar uma empresa de produção de biogás, devendo começar por Espanha. E continua a olhar e a identificar empresas no setor da água para comprar.
A gigante do setor da química industrial do grupo José de Mello admite investir em três fábricas de lítio verde. Em entrevista ao Jornal de Negócios (acesso pago) o CEO da Bondalti revelou que o investimento em cada fábrica “rondará os 400 milhões de euros”, sendo que a estratégia da empresa “passará por ter no mínimo duas fábricas até 2030 e, eventualmente, uma terceira já em pensamento ou em desenvolvimento nessa altura”.
A Bondalti já tem um piloto a funcionar no Canadá, mas a decisão de avançar para a primeira unidade de tratamento de lítio de grandes dimensões, em Estarreja só deverá ser tomada em meados de 2024. Mas, para Estarreja está garantida a produção de hidrogénio verde. Mas a expectativa é de “assinar muito brevemente” com o IAPMEI o acordo para ter acesso aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito das agendas mobilizadoras – já só faltam contratar os investimentos da Bondalti, Ren e Galp — e iniciar a produção em 2026.
João de Mello admite também querer comprar uma empresa de produção de biogás, um negócio no qual prevê capturar em vendas cerca de 60 a 70 milhões de euros nos próximos seis anos. Mas neste segmento começará por Espanha que “está mais avançada” e a consciência neste setor “está mais presente”. No capítulo das compras, o responsável do antigo grupo CUF também revelou que continuam a olhar e a identificar empresas no setor da água para comprar.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bondalti admite investir em três fábricas de lítio verde
{{ noCommentsLabel }}