Guimarães na lista de finalistas para a Capital Verde da Europa 2025
Os vencedores serão anunciados a 5 de outubro, na Estónia. Guimarães disputa o título de Capital Verde da Europa 2025 contra Graz, na Áustria e Vilnius, na Lituânia.
A cidade de Guimarães está na corrida para o título de Capital Verde da Europa para 2025. A cidade vimaranense integra os três finalistas anunciados pela Comissão Europeia. Também na corrida está a cidade de Graz, na Áustria e Vilnius, na Lituânia.
“Com a maioria dos europeus a viver em zonas urbanas, as cidades são essenciais para enfrentar a tripla crise das alterações climáticas, da poluição e da perda de biodiversidade“, segundo as declarações de Virginijus Sinkevičius, Comissário europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, citadas no comunicado. “Estas cidades são pioneiras, provando como é possível ser sustentável, oferecer uma melhor qualidade de vida aos cidadãos, e criar, simultaneamente, espaço para a biodiversidade e reforçar a resiliência face aos efeitos das alterações climáticas”, disse.
Por cá, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática já felicitou a decisão nas redes sociais, considerando que o reconhecimento é fruto do “trabalho desenvolvido pelo município e pelo seu empenho nas políticas de resíduos, mobilidade, energia, clima e conservação da natureza e da biodiversidade, que resultam em melhor qualidade de vida para as suas populações”.
Tweet from @ambiente_pt
Além destas três cidades, a Comissão Europeia indicou que Viladecans, em Espanha e Treviso, em Itália estão na corrida para o título de Folha Verde Europeia, categoria que premeia pequenas regiões urbanas.
Os prémios serão atribuídos tendo em conta um conjunto de indicadores ambientais, nomeadamente, a qualidade do ar e da água, a biodiversidade, zonas verdes e utilização sustentável dos solos, resíduos e economia circular, ruído, combate e adaptação contra as alterações climáticas.
Os vencedores serão anunciados na edição deste ano da Capital Verde Europeia, em Tallinn, na Estónia, a 5 de outubro de 2023. A cidade vencedora do título Capital Verde Europeia também receberá um prémio de 600.000 euros para concretizar a sua estratégia, já o montante para o título de cidade “Folha Verde Europeia” será de 200.000 euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Guimarães na lista de finalistas para a Capital Verde da Europa 2025
{{ noCommentsLabel }}