Precários do Estado podem pedir avaliação a partir de 11 de maio
A portaria para a regularização dos precários de Estado já foi assinada. Precários do Estado podem pedir avaliação da sua situação a partir de 11 de maio.
A partir de 11 de maio os precários do Estado podem pedir às comissões de avaliação — a serem criadas dentro de cada ministério — para analisarem a sua situação. O Público (acesso condicionado) escreve na edição desta terça-feira que a portaria que a portaria para a regularização de precários já foi assinada e será publicada esta semana.
Ainda segundo aquela publicação independentemente da data da publicação da portaria, está assumido que no dia 11 de maio os trabalhadores podem começar a enviar os requerimentos. Cabe depois a cada comissão avaliar se os trabalhadores reúnem as condições para acederem à segunda fase do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP).
A portaria prevê a criação de uma comissão de avaliação bipartida, da qual farão parte quatro representantes do Governo e dos serviços em causa e um representante por cada um dos três sindicatos da função pública. A constituição destas comissões opôs sindicatos e Governo devendo a versão final trazer alterações quanto à designação do presidente, que será escolhido pelos membros da comissão e não terá voto de qualidade. A decisão final para saber se os trabalhadores podem aceder ao PREVPAP cabe ao Governo.
O relatório que fez o levantamento das situações de precaridade no Estado dá conta da existência de mais de 100 mil trabalhadores nesta situação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Precários do Estado podem pedir avaliação a partir de 11 de maio
{{ noCommentsLabel }}