Instagram puxa pelas vendas de arte online

  • ECO
  • 3 Maio 2017

As vendas de arte através da internet continuam a aumentar. Alcançaram os 3.750 milhões de dólares no ano passado, um aumento de 15%.

O mercado de arte continua a crescer. E a internet está a ser um grande motor das vendas, principalmente com as redes sociais. Instagram e Facebook ajudaram a que o valor global das vendas tenha registado um crescimento de 15% para 3.750 milhões de dólares.

Um estudo efetuado pela Hiscox, o “Mundo Online de Arte”, revela que o mercado online de arte continua a expandir-se. Tendo em conta o crescimento registado em 2016, as vendas feitas através da internet já representam 8,4% do mercado de arte global. Representavam 7,4% em igual período do ano homólogo.

As vendas online de empresas como a Heritage Auction, Sotheby’s e Christie’s lideram a revolução digital, transpondo o valor de 720 milhões de dólares em 2016, ou seja, representando quase 20% do total das vendas de arte online. A Heritage Auction, é uma das empresas que mais aposta nas plataformas digitais, sendo que mais de 41% das vendas já foram feitas online, perfazendo um total de 348,5 milhões de dólares.

E não é só através dos sites das próprias casas de leilões de arte. As redes sociais são cada vez mais uma ferramenta para as vendas de obras para estas empresas. O Instagram ultrapassa o Facebook como forma de venda de arte online. 57% dos compradores de arte do estudo afirmam que é esta rede social que mais utilizam, enquanto o Facebook apresenta 49% das preferências.

A rede social Instagram também está na vanguarda da forma de promoção das galerias, das obras de arte e dos próprios artistas. Um exemplo claro disso é a Sotheby’s, que viu os seus seguidores do Instragram crescer até aos 430.000, enquanto a Christie’s tinha 267.000 seguidores, até março de 2016.

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