Cuatrecasas assessora Ringier Sports Media Group na aquisição d’A Bola

A equipa multidisciplinar envolvida na assessoria jurídica foi liderada pela sócia co-coordenadora da área de Societário e M&A da Cuatrecasas Mariana Norton dos Reis.

O jornal A Bola mudou de mãos. Mário Arga e Lima, dono d’A Bola e da Bola TV, chegou a acordo com o grupo suíço Ringier e vendeu o histórico título desportivo. Para além do diário, o negócio inclui também a venda do canal A Bola TV.

Para fazer este negócio, a Cuatrecasas apoiou o grupo Ringier Sports Media Group (RSMG), empresa com sede na Suíça. A equipa multidisciplinar envolvida na assessoria jurídica foi liderada pela sócia co-coordenadora da área de Societário e M&A da Cuatrecasas Mariana Norton dos Reis, com o apoio das associadas Sofia S. Alves e Filipa Teixeira Dinis, e incluiu a sócia co-coordenadora da área de Propriedade Intelectual, Tecnologias e Meios Digitais Joana Mota Agostinho e vários outros especialistas da mesma área, de Laboral, Imobiliário e Urbanismo, Fiscal, e Bancário & Financeiro e Mercado de Capitais.

Mariana Norton dos Reis

O grupo RSMG foi fundado no verão de 2022 como subsidiário da Ringier AG, grupo de media e tecnologia, composto por cerca de 140 empresas em 19 países que operam uma série de marcas líderes de media, plataformas digitais e mercados. A Bola é uma publicação diária, informativa e especializada em desporto, fundada em 1945. Já a Auto Foco é um órgão de comunicação social especializado no setor automóvel, fundado em 2000.

“A aquisição da “A Bola” foi o primeiro investimento do grupo Ringier em Portugal. Tratou-se de um projeto que suscitou vários desafios jurídicos”, segundo explicou Mariana Norton dos Reis, sócio co-coordenadora da área de Societário e M&A da Cuatrecasas. “Entre outros aspectos, destacamos a necessidade de uma estreita coordenação entre as equipas de regulatório de TMT e de M&A desde a fase da due diligence e durante a fase da negociação e implementação dos contratos, na avaliação da situação legal das sociedades adquiridas e acompanhamento do processo junto da Entidade Reguladora para a Comunicação Social relativo à alteração de domínio da sociedade detentora do canal de TV “A Bola”. A complexidade das questões envolvidas exigiu a dedicação de uma equipa multidisciplinar, que, sempre de forma coordenada, procurou encontrar as soluções adequadas às exigências específicas da transação”, concluiu a sócia.

O anúncio formal deu-se no dia 17 de Julho. “Estou satisfeito por termos chegado a um acordo com a RSMG e a família Ringier para assegurar a continuidade de A Bola. Estou convicto de que a Ringier, juntamente com a RSMG, continuará o legado de A Bola dos últimos 78 anos. Estamos impressionados com o compromisso da RSMG, com a qualidade e a ambição de acrescentar valor ao seu público. É com sentimentos mistos que vou acompanhar o novo capítulo da história de A Bola“, diz citado em comunicado Mário Arga e Lima, principal acionista de A Bola.

Esta é uma oportunidade única para juntar duas grandes organizações com uma visão comum para o futuro da media de Desporto. A aquisição de A Bola garantirá a sua sustentabilidade a longo prazo. A RSMG assegurará a continuação do jornalismo de qualidade que A Bola representa, adotando as medidas de reposicionamento necessárias para conduzir A Bola a um futuro de sucesso”, acrescenta Robin Lingg, presidente da Ringier Sports Media Group.Em Portugal a marca será gerida por Felipe Montesinos Gomes, “nomeado diretor-geral para implementar a estratégia digital”. “Felipe Gomes tem uma vasta experiência no mundo do desporto, que vai desde a carreira de atleta profissional até à de diretor de parcerias da Heineken/Sagres e da Nos na indústria desportiva portuguesa”, justifica o grupo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cuatrecasas assessora Ringier Sports Media Group na aquisição d’A Bola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião