Família Monteiro vende Matcerâmica da Batalha à capital de risco Atena e ao CEO
Fabricante de louça de mesa que detém a marca Nosse emprega 500 pessoas e faturou 25,2 milhões de euros em 2022. Produz mais de um milhão de peças por mês e exporta 97% da produção.
Fundada há mais de duas décadas por Isabel e José Luís Monteiro, a Matcerâmica acaba de passar para as mãos da Atena Equity Partners, através do fundo Atena II, e do CEO do grupo de cerâmica da Batalha, Marcelo Sousa, que anunciaram esta sexta-feira a aquisição de 100% do capital, incluindo a marca Nosse, à família fundadora.
Com mais de 500 trabalhadores e uma unidade de produção com mais de 30 mil metros quadrados, que produz mensalmente mais de um milhão de peças, é um dos principais grupos nacionais produtores de cerâmica de mesa em grés e faiança (tableware). No ano passado registou vendas de 25,2 milhões de euros e exportou 97% da produção.
Victor Guégués, founding partner da sociedade de capital de risco que no último ano comprou uma empresa de plásticos da Trofa, a empresa de brinquedos Science4you e a têxtil de Barcelos Quinta & Santos, destaca a “equipa extraordinária” da empresa e o “forte potencial de otimização e crescimento que a Atena, enquanto novo acionista quer exponenciar, nomeadamente através da consolidação internacional da marca Nosse”.
Citado no mesmo comunicado de imprensa, o CEO, Marcelo Sousa, que fica com uma posição minoritária, confia que os novos donos vão dar ao grupo da região de Leiria “melhores condições para acelerar o seu desenvolvimento, procurar posicionamentos inovadores, consolidar a sua posição de liderança e apostar no desenvolvimento do seu portefólio de produtos”.
Com a nova estrutura acionista, o grupo terá melhores condições para acelerar o seu desenvolvimento, procurar posicionamentos inovadores, consolidar a sua posição de liderança e apostar no desenvolvimento do seu portefólio de produtos.
“É com muita satisfação que assistimos a este novo capítulo no desenvolvimento do grupo que fundámos. Estamos muito satisfeitos pelo facto de os novos acionistas partilharem os valores que presidiram, desde o início, à criação da Matcerâmica, assentes numa contínua qualificação e valorização dos recursos humanos, na aposta no melhor produto e qualidade de serviço junto dos clientes, e na permanente procura de inovação, procurando assentar a sua atividade nas melhores práticas de sustentabilidade”, resumem os fundadores, Isabel Monteiro e José Luís Monteiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Família Monteiro vende Matcerâmica da Batalha à capital de risco Atena e ao CEO
{{ noCommentsLabel }}