Efacec ganha contratos de mais de 25 milhões para otimizar rede elétrica espanhola
A Red Eléctrica de España (REE) voltou a escolher a Efacec para modernizar a rede de transmissão de energia espanhola, tendo celebrado contratos de mais de 25 milhões de euros para os próximos 2 anos.
A Efacec foi novamente escolhida pela Red Eléctrica de España (REE), a operadora que faz a gestão da rede energética em Espanha, para modernizar a rede de transmissão de energia, depois dos contratos celebrados entre as duas empresas em 2021.
Em comunicado, a empresa de Matosinhos detalha que os novos contratos, num valor superior a 25 milhões de euros, incluem o fornecimento de 12 transformadores de potência para subestações da rede de transmissão de 400 quilovolts (kV) em Espanha Peninsular e na rede de 245 kV nas Ilhas Baleares.
“O fornecimento ao único agente de transmissão e operador (TSO) do sistema elétrico espanhol será efetuado nos próximos dois anos ao abrigo de contratos estabelecidos no último semestre com a Red Eléctrica”, lê-se na nota emitida esta terça-feira, que acrescenta que a Efacec se mantém como “um dos maiores fornecedores de transformadores de potência” da empresa espanhola.
A empresa de Matosinhos, que se encontra ainda em processo de reprivatização, refere que está presente no mercado espanhol desde 2001. “Com cerca de 25.000 MVA de transformadores em funcionamento em diversas utilities espanholas, tem a preferência da Red Eléctrica há mais de 15 anos, reforçando a presença num mercado estratégico com mais um projeto de referência e de elevada complexidade nas TSO da Europa”, sublinha.
Citado no comunicado, Michael Silva, administrador executivo com o pelouro comercial da Efacec, afirma: “Ao longo destes 20 anos, a Red Eléctrica tem-nos lançado inúmeros desafios que se constituíram em oportunidades, aplicando a nossa tecnologia, valências e competências. Continuaremos empenhados em alargar a eficiência da rede a outras regiões e às Ilhas Baleares”.
O anúncio da celebração destes novos contratos acontece um dia depois de se saber que a assembleia geral de obrigacionistas da Efacec, que estava prevista para esta terça-feira, foi reagendada para o dia 12 de outubro. Esta operação é determinante para que o Governo concretize a venda de 71,73% do capital da Efacec ao fundo alemão, tal como anunciou no início de junho.
Como avançou o ECO em primeira mão, a proposta relativamente às perdas que os titulares das obrigações vão suportar na venda ao fundo alemão Mutares passa a ser de 10% em vez dos 50% inicialmente propostos. A nova proposta representa perdas de 5,8 milhões de euros para os obrigacionistas (em vez de perderem 29 milhões de euros), fazendo parte do esforço para salvar a empresa de cariz tecnológico, que foi nacionalizada em 2020 depois do caso Luanda Leaks.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Efacec ganha contratos de mais de 25 milhões para otimizar rede elétrica espanhola
{{ noCommentsLabel }}