UAX inicia ano académico com um papel de destaque para a IA
O tenista Rafa Nadal entrega os prémios aos alunos com melhor desempenho e anima a todos a "ser ambiciosos e a trabalhar duro para encontrar sua melhor versão".
A Universidade Alfonso X el Sabio celebrou nesta terça-feira o ato de abertura do ano academico, no qual estabeleceu as bases dos valores que guiarão a formação dos quase 17.000 estudantes que este ano cursarão seus estudos na universidade: esforço e trabalho, excelência e responsabilidade, e um modelo de ensino único projetado para impulsionar sua empregabilidade.
A reitora da Universidade Alfonso X el Sabio, Isabel Fernandez, enfatizou o compromisso com a integração da inteligência artificial generativa na formação de todos os estudantes da UAX porque “o uso da IA não substitui os profissionais, mas reduz a curva de aprendizado ao mesmo tempo em que os torna mais produtivos e eficientes”.
“Não vamos apenas aprender de forma diferente, mas, como a sociedade exige, é necessário que como instituição de ensino ajudemos vocês a entender e usar esse novo paradigma acelerador que faz parte de sua realidade”, disse aos alunos durante sua intervenção.
Fernandez também destacou o compromisso da UAX com uma formação multidisciplinar de vanguarda, impulsionando a preparação prática para responder aos desafios tecnológicos exigidos pelo mercado e às necessidades de atrair talentos de empresas e instituições globais. Uma iniciativa que a universidade fortalece por meio de projetos ‘UAXmakers’, nos quais os estudantes enfrentam desafios reais de desenvolvimento de negócios com o apoio de empresas líderes e instituições, como a Agência Espacial Europeia, Cruz Vermelha, Grupo Quirón, Elsevier, Avanade, MS e Sacyr.
O compromisso da Universidade Alfonso X el Sabio de integrar a IA na formação de seus alunos, em todas as áreas de estudo, também ficou claro com a palestra de abertura do curso, ministrada por Andrés Pedreño Muñoz. O professor universitário em Economia Aplicada, pioneiro no impulso do ensino académico de novas tecnologias, enfatizou o impacto que a Inteligência Artificial Generativa está tendo na sociedade e nas profissões, destacando o potencial dessa tecnologia que “nos ajudará a enfrentar os grandes desafios da humanidade”, como sustentabilidade ou doenças complexas que exigem análise de grandes quantidades de dados.
Ele argumentou que essa tecnologia pode explicar o crescimento económico equivalente ao orçamento total investido pela Espanha em educação. O professor Pedreño encerrou sua intervenção incentivando os estudantes a “serem corajosos e aproveitarem essa tecnologia de seu tempo; sejam líderes com uma tecnologia que revoluciona nossa criatividade e produtividade”.
O evento também contou com a participação do presidente da Universidade Alfonso X el Sabio, Jesús Núñez, que destacou os fortes vínculos da universidade com empresas líderes de mercado para preparar os estudantes para seu futuro profissional.
Na Universidade Alfonso X el Sabio, continuamos evoluindo nosso modelo educacional para atender às demandas do mundo do trabalho: profissionais capazes de impactar e solucionar os desafios de uma sociedade em constante mudança. Para isso, continuamos modernizando nossas infraestruturas, incorporando novas tecnologias e novos espaços que favoreçam a interação entre estudantes, professores e empresas”, acrescentou.
A jornada destacou o papel relevante dos professores no incentivo ao talento dentro do modelo de formação da UAX, que receberam reconhecimento por sua excelente atuação no ambiente universitário na formação de estudantes de elite.
Por sua vez, os estudantes foram protagonistas da abertura do ano académico. O tenista Rafa Nadal entregou os Prêmios Santander-UAX aos alunos com destaque académico, acompanhado por Matías Rodríguez, presidente do Santander Universidades, entidade promotora desse reconhecimento e que colabora com a UAX desde 2009 para impulsionar a educação, empregabilidade e empreendedorismo.
Rodríguez enfatizou o “mérito dos alunos que demonstraram excelência em um ambiente tão competitivo como o atual”.
Por sua vez, Rafa Nadal dirigiu-se aos alunos destacando que “todos os dias é necessário dar o melhor de si para estar preparado nos momentos decisivos. Eu os encorajo a serem ambiciosos e a trabalharem duro para encontrarem sua melhor versão. Aproveitem também as oportunidades que a Universidade Alfonso X el Sabio oferecerá. Vocês escolheram uma universidade de referência e líder na Espanha e contam com a melhor equipa académica e profissional”.
A vinculação de Rafa Nadal com a Universidade Alfonso X el Sabio se materializa na escola universitária UAX Rafa Nadal School of Sport, que tem como objetivo liderar a formação em Saúde, Desporto e Negócios, com um modelo de excelência alinhado com a realidade do mercado de trabalho e as necessidades da indústria desportiva.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UAX inicia ano académico com um papel de destaque para a IA
{{ noCommentsLabel }}