Hoje nas notícias: casas de luxo, salários e Ascendi
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Num dia em que as capas dos jornais estão dominadas pelas eleições na Madeira, também pode ler que as casas de luxo estão a escapar aos impostos, através do regime que isenta os imóveis reabilitados numa zona de reabilitação urbana. No caminho para o Orçamento do Estado, a CIP apresenta propostas que diz darem um aumento salarial superior aos sindicatos. Já a concessionária Ascendi venceu um concurso em Espanha, marcando a sua entrada no país. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.
Casas de luxo escapam aos impostos. Truque livra milionários de IMI
Há várias casas de luxo que estão a ser vendidas nos centros históricos com isenção do pagamento de IMI e de IMT, por se tratarem de imóveis reabilitados dentro de uma zona de reabilitação urbana. Este “truque” permite que quem reabilita e vende os imóveis esteja isento de IMT, enquanto a mais-valia que faz com essa venda é tributada a uma taxa reduzida de 5%.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
CIP está a propor aumento salarial “superior à mais radical das centrais sindicais”
A Confederação Empresarial de Portugal avançou com um conjunto de propostas para o Orçamento do Estado de 2024, que incluem o pagamento de um 15.º mês aos trabalhadores e o aumento de 14,75% dos salários. Para o presidente da CIP, Armindo Monteiro, o aumento salarial que advém destas medidas é “superior à mais radical das centrais sindicais”.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Ascendi prepara-se para entrar em Espanha
A concessionária de autoestradas Ascendi, que foi comprada em 2016 pelo fundo francês Ardian, vai entrar em Espanha. O seu consórcio, formado com empresas do grupo local MLN, foi o único a apresentar proposta a um dos 11 lotes colocados a concurso pela comunidade autónoma de Aragão, tendo sido aceite.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Guterres lidera sondagens para presidenciais. Marques Mendes iguala Passos Coelho
Na mais recente sondagem realizada pela Aximage para o JN, DN e TSF, é António Guterres quem agrega mais intenções de voto (34%), ainda que não tenha dado sinais de querer ser candidato. Entre as possibilidades à esquerda, segue-se Ana Gomes com 12%. Já à direita, Marques Mendes consegue igualar as intenções de voto de Pedro Passos Coelho, ambos com 20%.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Bancos há três meses à espera de regras para venda de certificados de aforro
Foi há três meses que se anunciou que os Certificados de Aforro passariam a poder ser subscritos nos balcões e canais digitais dos bancos, mas ainda faltam ser conhecidas as condições pelo que ainda nenhuma instituição financeira se encontra a comercializá-los. É a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) que é responsável por transmitir estas regras sobre a venda de certificados de aforro.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: casas de luxo, salários e Ascendi
{{ noCommentsLabel }}