Governo transfere 48,4 milhões de euros para autarquias repararem danos das cheias de dezembro e janeiro
Ao todo, são 48,4 milhões de euros de comparticipação de um total de 97 milhões de euros. Mas autarquias só recebem apoio depois de os contratos serem publicados em Diário da República.
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, anunciou a transferência para as autarquias de 60% do valor destinado a reparar os prejuízos em infraestruturas e equipamentos destruídos devido às cheias e inundações de dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Ao todo, são 48,4 milhões de euros de comparticipação de um total de 97 milhões de euros, avançou a ministra em declarações na RTP3.
Ana Abrunhosa adiantou que os contratos já estão assinados. “Iremos agora transferir 60% de adiantamento, porque muitos dos municípios já estiveram a fazer projetos e alguns já fizeram obra”. Mas ainda falta uma etapa para os municípios receberem as verbas. “Mal os contratos sejam publicados em Diário da República, todos os municípios receberão 60% da verba do contrato”, ressalvou.
“Os danos que consideramos elegíveis para apoio andam à volta dos 97 milhões de euros e o apoio que tiveram foi de 48 milhões de euros”, calculou a ministra. “No caso da Área Metropolitana de Lisboa estamos a falar de prejuízos de 48,7 milhões de euros que tiveram apoio de cerca de 22 milhões de euros”, completou Ana Abrunhosa.
Iremos agora transferir 60% de adiantamento porque muitos dos municípios já estiveram a fazer projetos e alguns já fizeram obra.
Já em 10 de agosto deste ano o gabinete da ministra Ana Abrunhosa anunciou que o Estado iria comparticipar com 48,4 milhões de euros a reposição, em 92 municípios, de infraestruturas e equipamentos destruídos pelas cheias e inundações de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.
Numa nota, o gabinete referiu na ocasião que, no total, foram validadas candidaturas de 92 municípios: 50 na região Norte, 14 no Centro, 14 na região de Lisboa e Vale do Tejo e 14 no Alentejo. Na ocasião, o comunicado falava em 118 milhões de euros. “O investimento total considerado foi de mais de 118 milhões de euros, sendo a comparticipação assumida pelo Estado de 48,4 milhões de euros.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo transfere 48,4 milhões de euros para autarquias repararem danos das cheias de dezembro e janeiro
{{ noCommentsLabel }}