Arranca o primeiro curso (gratuito) em competências digitais para formadores. Conheça as condições

Além do cheque de formação digital, o programa Emprego + Digital prevê a dinamização de cursos, nomeadamente, para formadores. O primeiro arranca esta segunda-feira, dia 30 de outubro.

Já está no terreno mais uma medida do programa Emprego + Digital, ao abrigo do qual está a ser promovido, por exemplo, o cheque de formação digital. Arranca esta segunda-feira o primeiro curso sobre tecnologias digitais, que visa capacitar os profissionais da área da formação.

“Arranca hoje, no Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais, em Leça da Palmeira, o primeiro curso Formador + Digital uma medida do Governo, com financiamento Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), inserida no Programa Emprego + Digital, para promover a capacitação em tecnologias digitais através da formação de trabalhadores nesta área”, anunciou o Ministério do Trabalho, numa nota enviada às redações.

Na semana passada, como o ECO escreveu, o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, já tinha sinalizado que estaria para breve o início dos cursos destinados aos formadores.

Nessa ocasião, o governante fez também um balanço de outra das medidas do Emprego + Digital: em cerca de dois meses, chegaram ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) um total de 793 candidaturas para o cheque de formação digital, que prevê a atribuição de um apoio até 750 euros para os trabalhadores que façam formação, por exemplo, em marketing digital ou tratamento de dados.

Quanto ao curso que arranca esta segunda-feira, o Executivo informa que é gratuito e ministrado em regime misto, isto é, prevê sessões presenciais e online.“Os formandos que concluírem com sucesso a formação obtêm o Certificado de Competências Pedagógicas Digital”, detalha o Ministério do Trabalho.

Para frequentarem esta formação, os candidatos têm de ter, pelo menos, o 12.º ano de escolaridade concluído e, no mínimo, um ano de experiência profissional no desempenho de funções no setor tecnológico digital, ou serem detentor de Certificado de Competências Pedagógicas.

“A medida Formador + Digital visa a promoção da qualificação para os profissionais do setor tecnológico e para formadores certificados que pretendam ministrar formação em áreas do digital, contribuindo para o desenvolvimento do setor em Portugal, através do alargamento da oferta formativa do País”, salienta ainda o Ministério do Trabalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arranca o primeiro curso (gratuito) em competências digitais para formadores. Conheça as condições

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião